| 06/01/2008 16h47min
O tenista paulista Thiago Alves bateu o argentino Carlos Berlocq, principal cabeça-de-chave e único top 100 na disputa, e conquistou neste domingo o título do Challenger de São Paulo. A vitória veio após um jogo bastante equilibrado, mas que terminou 2 sets a 1 para o brasileiro, com parciais de 6/4, 3/6 e 7/5.
Além de eliminar o atual 85º do mundo, Thiago derrotou nas quartas-de-final o compatriota Thomaz Bellucci, principal revelação do tênis brasileiro em 2007, saltando da 572ª para a 199ª colocação ao longo da última temporada. Nas semifinais, a vítima foi o gaúcho Marcos Daniel, principal nome do país no ranking de entradas, aparecendo no na 118ª posição.
Foi o primeiro título de Thiago Alves no Challenger de São Paulo. Em 2006, o tenista de São José do Rio Preto chegou a se classificar para a final, mas acabou sendo superado pelo conterrâneo Flávio Saretta na decisão. Desta vez contra Berlocq, o brasileiro não deu chances para o visitante e, além de levantar a taça, ainda empatou o retrospecto pessoal contra o argentino nas quatro partidas realizadas entre os dois.
Além de um cheque de US$ 100 mil, o caneco paulistano fará com que Thiago salte posições no ranking de entradas. Com a pontuação que receberá pela conquista, deverá subir mais de 120 posições na lista dos melhores tenistas em atividade. Ele deverá pular da posição de 382 para ficar abaixo dos 250
GAZETA PRESS