| 03/01/2008 23h49min
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, nomeou nesta quinta-feira um novo vice-presidente e mudou vários de seus ministros, como parte do "remanejamento" do seu gabinete de governo após a derrota no plebiscito de dezembro sobre a reforma constitucional. O novo vice será Ramón Carrizales, atual ministro de Infra-Estrutura. Ele substitui Jorge Rodríguez, que se dedicará "exclusivamente" à organização do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV). Na pasta deixada por Carrizales, entra o coronel Jorge Isaac Pérez Prado, atual presidente do Instituto Nacional da Habitação (Inavi).
Chávez anunciou a mudança numa entrevista por telefone a um programa da emissora estatal Venezolana de Televisión (VTV). Além disso, o atual ministro das Telecomunicações, Jesse Chacón, será o novo ministro-chefe do escritório da presidência. A presidente da telefônica Cantv, Socorro Hernández, assumirá o cargo.
— As mudanças fazem parte da reacomodação da equipe de governo, passado o referendo
sobre a reforma
constitucional — disse Chávez.
Ele também anunciou nesta noite que o "congresso de fundação" do PSUV, adiado em três ocasiões no ano passado, foi marcado para o próximo dia 12. O presidente destacou a "importância estratégica" do novo partido, que pretende reunir todos os setores políticos e sociais que o apóiam.