| 28/12/2007 19h54min
A temporada 2008 da Association of Surfing Professionals (ASP) começa logo nos primeiros dias do mês de janeiro. A decisão do título mundial Pro Junior mais uma vez abre o calendário na Austrália e o WQS será inaugurado com uma etapa nível 5 estrelas nos Estados Unidos também sendo disputada na primeira semana do ano que promete grandes emoções com muitas novidades apresentadas principalmente pela ASP South America, que terá provas inéditas tanto no WQS masculino como no feminino e ainda nas seletivas sul-americanas para o Mundial Pro Junior.
A primeira novidade é a estréia do WQS nível 6 estrelas no Peru em plena semana do Carnaval, marcado para os dias 04 a 09 de fevereiro em Trujillo. Este evento vai anteceder ao tradicional Hang Loose Pro Contest de Fernando de Noronha (PE), que foi confirmado para os dias 12 a 17, sendo transferido para abrir a “perna brasileira de fim-de-ano” da ASP South America nos dias 29 de setembro a 05 de outubro.
Até lá, o escritório regional da ASP na América do Sul promoverá outras estréias além do 6 estrelas do Peru, país que deve receber em 2008 duas seletivas sul-americanas para o Mundial Pro Junior da Austrália, nos dias 11 a 13 de abril em Punta Rocas e nos dias 19 a 21 de outubro em Señoritas, ambas praias localizadas na região de Punta Hermosa.
Outra grande novidade da temporada 2008 foi o aumento na premiação das principais etapas. Agora, cada prova nível 6 estrelas distribuirá 135 mil dólares, as com 5 estrelas darão 110 mil dólares e as com 4 estrelas oferecerão 80 mil dólares aos mais bem colocados. Já as do WCT aumentaram para 320 mil dólares e o Hang Loose Santa Catarina Pro ainda está fechando a “perna brasileira de fim-de-ano” nos dias 28 de outubro a 05 de novembro, mas pode ser transferido para julho ou agosto buscando melhores condições de ondas no litoral catarinense.