| 25/12/2007 21h13min
Passadas as eleições de 17 de novembro, os dois principais partidos albanokosovares, o Partido Democrático do Kosovo (KDP) e a Liga Democrática do Kosovo (LDK), chegaram hoje a um acordo de princípio para formar uma coalizão de Governo na província.
Assim informaram hoje as duas legendas, que amanhã devem selar amanhã o acordo de coalizão e apresentar a composição exata do novo gabinete.
A expectativa é que, logo depois de formadas — segundo os resultados da última eleição —, as novas instituições do Kosovo proclamem a independência da província, de origem sérvia mas habitada por uma arrasadora maioria de albaneses que querem transformá-la num Estado soberano.
Segundo o acordo de coalizão que deve ser ratificado nesta quarta-feira, o novo Governo seria liderado por Hashim Thaci, líder do até agora opositor KDP, grande vencedor do pleito de novembro e terá 37 deputados no Parlamento.
O até agora governista LDK, do presidente
kosovar Fatmir Sejdiu, foi o segundo partido
mais votado nas eleições passadas, e terá 25 cadeiras no Parlamento.
Segundo o acordo, Sejdiu deve permanecer no cargo de presidente do Kosovo. O novo Governo também pretende dar representatividade às minorias, que tarão três ministros, dois deles sérvios.