| 19/12/2007 06h04min
Dono do Milan e ícone do mal na Itália, barão da mídia e investigado por corrupção, Silvio Berlusconi colocou uma bola nas costas do inocente Pato. Depois de uma longa conversa com o técnico Carlos Ancelotti sobre o péssimo momento do campeão do mundo na Série A (11º lugar), o ex-primeiro ministro ouviu que o ex-atacante colorado, pelo futebol que anda exibindo nos treinos, deve marcar 30 gols entre janeiro e junho próximos. Ouviu e foi correndo contar, aliviado.
Trinta gols é uma marca extraordinária num campeonato onde a defesa, quatro zagueiros, líberos e operários da bola sempre estão em primeiro lugar. Trezeguet, da Juventus, é o atual líder dos goleadores. Fez 12 em 16 rodadas numa competição de 38. Pato deve estrear apenas na 18ª rodada. Terá 20 jogos para marcar 30 vezes.
A pressão em cima de Pato será de outro mundo.
Empresário e treinador
Wanderley Luxemburgo, 54 anos, é o novo dono do
Palmeiras. Ele não é mais técnico, superou o cargo, vende e
contrata jogadores e, muitas vezes, se porta como o presidente, como o dono. Será a sua quarta passagem pelo quarto clube mais popular do país (7,2% de fãs), onde foi duas vezes campeão do Brasil (1993 e 1994).
A sua chegada não é unanimidade. Em 2002, ele abandonou o clube, trocou São Paulo por Belo Horizonte, e o Palmeiras entrou em crise, afundou e ralou durante 2003 na segunda divisão. Seu salário supera os R$ 500 mil por mês, quase o dobro que Mano leva no rival.
Cara de pau
Adriano encontrou carinho e o caminho para curar os males da sua cabeça no São Paulo. Na Itália, as festas e o álcool o afastaram da grande área da Inter, dizimaram seus estoques de gol. Adriano gostou do ambiente paulistano e pediu para ficar mais seis meses.
O São Paulo adorou a idéia, mas teve a absoluta cara de pau de propor que a Inter continuasse pagando o salário em euros do atacante de 1m89cm de altura e quase 90 quilos. Os
paulistas querem Adriano, mas de graça.
Filho de Van Basten
Não foi Felipão, como alguns imaginam e falam, o descobridor do craque Cristiano Ronaldo, 22 anos, 1m85cm de altura. Foram os jogadores do Manchester United que sugeriram a contratação do português ao técnico Alex Ferguson, em 2003, depois de uma partida com o Sporting, onde ele fez tudo o que um jogador fora de série faz e um pouco mais. O craque, que ganhou o nome de Ronaldo porque o pai era fã de Ronald Reagan, chegou à Inglaterra para substituir Beckham e joga 10 vezes mais.Depois de Kaká, ele é mais completo do planeta, mais até do que o novo Maradona, Messi. José Mourinho apelidou o conterrâneo de "o filho de Van Basten".
Banco
Pelo blog, pelo e-mail, leitores perguntam por Victor e Tadeu, novos reforços tricolores. Eu fico sem ação, não sei dizer nada, não os conheço, um naufragou na terceira divisão, o outro na segunda. Ou o Grêmio sabe demais ou o banco de reservas está crescendo.