| 18/12/2007 09h23min
O armador Leandrinho Barbosa voltou a se destacar no Phoenix Suns nesta segunda-feira. Mais uma vez saindo do banco de reservas, o brasileiro obteve uma boa atuação na vitória da franquia do Arizona por 100 a 95 fora de casa sobre o San Antonio Spurs, na partida mais esperada da rodada, e ajudou sua equipe a se aproximar da primeira colocação da Conferência Oeste.
Embora não tenha sido um dos cinco escolhidos pelo técnico Mike D’Antoni para iniciar o duelo em quadra, Leandrinho atuou durante 32 dos 48 minutos de jogo e foi o segundo maior pontuador dos Suns. Melhor reserva da última temporada, ele anotou 18 pontos e ainda contribuiu com dois rebotes, duas roubadas de bola e uma assistência.
O destaque maior do time foi o ala Grant Hill, responsável por 22 pontos e sete rebotes. O pivô Amare Stoudemire somou 17 tentos, enquanto o armador canadense Steve Nash deixou o AT&T Center com um duplo-duplo de dez pontos, dez assistências e mais oito rebotes.
Desfalcados de um de seus principais jogadores, o lesionado armador francês Tony, os Spurs tiveram o ala/pivô Tim Duncan como o cestinha da partida, com 36 pontos e 17 rebotes. O ala argentino Manu Ginóbili, que também iniciou a partida no banco, obteve os mesmos 18 pontos de Leandrinho e outras cinco assistências. A dupla de armadores Michael Finley e Jacque Vaughn obteve pontuação parecida, com 15 e 14 tentos, respectivamente.
A vitória fez com que o Phoenix encostasse ainda mais do San Antonio na tabela da Costa Oeste. O time do Arizona possui agora 18 vitórias e sete derrotas, muito próximo da série 18-5 dos texanos, que apesar do revés permaneceram na liderança da conferência.
Disputadíssimo
Se o confronto entre Suns e Spurs foi o mais esperado da rodada, a partida entre Cleveland Cavaliers e Milwaukee Bucks foi, de longe, o mais emocionante. Em casa, o time de Ohio sofreu para superar os representantes de Wisconsin e obtiveram o triunfo por 104 a 99 apenas depois de duas prorrogações.
Após os 48 minutos regulamentares de jogo, as duas equipes empataram por 85 a 85. Nos cinco minutos extra, cada franquia marcou oito pontos, forçando mais uma prorrogação. Liderados pelo ala LeBron James e o pivô Zydrunas Ilgauskas, os Cavs marcaram 11 pontos contra seis dos visitantes na segunda etapa de desempate e comemoraram o resultado positivo diante de sua torcida.
Como de costume, LeBron foi o cestinha da partida, com 31 pontos e oito rebotes. O lituano Ilgauskas, por sua vez, deixou a quadra com dois dígitos em duas estatísticas diferentes, com 24 pontos e 11 rebotes. O ala/pivô brasileiro Anderson Varejão saiu do banco de reservas e contribuiu com nove pontos e seis rebotes em 38 minutos de jogo.
Nos Bucks, o destaque foi o armador Michael Redd, autor de 22 pontos, nove assistências e sete rebotes. Seu companheiro de posição Maurice Williams também se destacou com 18 pontos, oito assistências e mais sete rebotes, enquanto o ala Desmon Mason conseguiu um duplo-duplo com 15 pontos e 11 rebotes.
Má fase
Após assumir a liderança do Leste, o Orlando Magic segue seu mau momento na competição. Nesta segunda-feira, a equipe da Flórida foi ao Texas e amargou a derrota por 111 a 108 para o Dallas Mavericks, caindo assim para a terceira colocação da conferência.
Se a fase do Orlando Magic não é tão boa, o Portland Trail Blazers vive seu melhor período nesta edição da NBA, e nesta segunda o time do Oregon estendeu a sua série de vitórias para oito ao superar em casa o New Orleans Hornets por 88 a 76.
Antes um dos piores times do Oeste, o Portland aparece agora na nona colocação da tabela com 13 vitórias e 12 derrotas, na cola do Utah Jazz, oitavo com o retrospecto 14-12 após ser batido também nesta segunda pelo Atlanta Hawks fora de casa por 116 a 111. Antes líderes da mesma conferência, o New Orleans segue em sexto, com 15 triunfos e dez reveses.
Confira os resultados da noite:
Atlanta Hawks 116 x 111
Utah Jazz
Cleveland Cavaliers 104 x 99 Milwaukee Bucks
New York Knicks 92 x 119 Indiana Pacers
Miami Heat 91 x 87 Minnesota Timberwolves
Memphis Grizzlies 117 x 125 Golden State Warriors
Dallas Mavericks 111 x 108 Orlando Magic
San Antonio Spurs 95 x 100 Phoenix Suns
Portland Trail Blazers 88 x 76 New Orleans Hornets