| 11/12/2007 22h44min
O catarinense Neco Padaratz acaba de vencer sua bateria no primeiro round do Billabong Pipeline Masters, última etapa do World Championship Tour, que rola com ondas de até um metro e meio na praia de Banzai Pipeline, no Havaí.
O surfista, que busca uma boa colocação na competição para se manter na elite do surfe mundial, dominou toda a oitava bateria do primeiro round, mas protagonizou uma situação crítica nos últimos minutos quando remou na mesma onda que Sunny Garcia, ex-campeão mundial e surfista local.
Ambos caíram na onda, e o havaiano perdeu a chance de buscar uma melhor colocação, pois ocupava o terceiro lugar na bateria, a 1,70 pontos do segundo colocado, Joel Parkinson. A bateria acabou e Neco teve que ser rebocado por um jet para se afastar do enfurecido Sunny Garcia, que deixou o mar para tirar satisfação de Neco, até ser contido por amigos.
Minutos após a final da bateria, os juízes confirmaram uma interferência dupla, e o resultado não mudou. Neco avançou direto para a quarta fase, enquanto Sunny terá que enfrentar um conterrâneo no segundo round do evento, que marca a estréia na competição dos melhores havaianos da modalidade. Joel Parkinson acabou em segundo lugar, e o gaúcho Rodrigo Dornelles terminou na quarta posição.
Antes de Neco cair na água, nenhum brasileiro havia obtido a primeira colocação nas outras baterias de quatro competidores, como é tradicional nos eventos realizados no Havaí. Adriano de Souza, o Mineirinho, foi o terceiro da primeira bateria, Leo Neves ficou com o quarto lugar na segunda bateria, Raoni acabou em terceiro na quarta bateria, e Bernardo Pigmeu terminou em segundo na nona bateria. O evento está em andamento e hoje deve ser finalizado o primeiro round da competição, que tem período de espera até 20 de dezembro.