| 01/12/2007 22h26min
Atual campeão do WCT, a divisão de elite do surfe mundial, o australiano Mick Fanning estreou bem no WQS de Sunset, a segunda jóia da Tríplice Coroa Havaiana. O surfista foi o segundo melhor de sua bateria, a oitava do dia, e avançou para as oitavas-de-final da competição de nível seis estrelas.
Depois que Fanning saiu das águas, o mau tempo deu as caras e as ondas cresceram, impossibilitando a realização das oito baterias restantes da quarta fase. A próxima chamada é neste domingo.
Em um dia de ondas irregulares em Oahu, o campeão mundial não teve muito trabalho para confirmar sua classificação. Logo de saída, Fanning somou 11,60 (5,67 e 5,93) e, após várias tentativas, manteve a pontuação. O australiano só não conseguiu superar o havaiano Ian Walsh, que fez 15,17 pontos em 20 possíveis, segundo informou o Globoesporte.com.
O também australiano Kai Otton competiu com as feras na mesma bateria e acabou eliminado após somar 7,53 pontos. Bobby Hansen, da Nova Zelândia, fez 6,67 e deu adeus à competição.