| 30/11/2007 10h43min
Além de modificar a disputa da Liga dos Campeões, o Comitê Executivo da Uefa vai alterar também a forma de disputa da Copa da Uefa da próxima temporada. As principais mudanças serão o fim da Copa Intertoto, que classifica 11 equipes para a competição, e um aumento de partidas na fase de grupos.
De acordo com o Globoesporte.com, as mudanças irão simplificar a disputa. Serão feitas duas fases preliminares e 16 times se juntarão a outros 32, diretamente classificados, em uma fase de grupos. Serão 12 chaves, com quatro participantes cada. Os dois melhores vão para a fase eliminatória, disputada em jogos de ida e de volta.
Além dos 24 classificados, oito equipes eliminadas da Liga dos Campeões continuam na briga pela Copa da Uefa. Então, são disputadas fases eliminatórias até chegar ao campeão.
Atual fórmula é complexa
Atualmente, a fórmula de disputa é bastante complexa. Na primeira fase preliminar jogam 74 times, que se enfrentam em dois jogos. Os 37 melhores vão para a segunda fase e se unem a 16 times diretamente classificados e aos 11 vindos da Copa Intertoto. Depois de partidas de ida e de volta, 32 vencedores se unem a mais 46 equipes.
Os 40 melhores se dividem em oito grupos, com cinco equipes cada. Depois de todos se enfrentarem apenas uma vez, os três melhores de cada chave se classificam. Para a fase eliminatória, ainda disputam oito equipes eliminadas da Liga dos Campeões da Europa.
Depois, estes 32 finalistas jogam em fases eliminatórias, semelhante à Copa do Brasil, até que seja conhecido o campeão.