| 25/11/2007 16h07min
Em cerimônia realizada em Durban, a Fifa definiu na tarde deste domingo os 12 grupos da segunda fase das Eliminatórias africanas para a Copa do Mundo de 2010. Nesta etapa, as seleções serão divididas em chaves de quatro, com os primeiros colocados, além dos oito melhores segundos colocados avançando à fase final.
Mesmo já estando classificada por ser o país-sede, a África do Sul disputará esta etapa para tentar uma vaga na Copa da África de 2010, já que as Eliminatórias também classificam para a competição continental. O grupo dos sul-africanos, aliás, pode ser considerado o mais difícil do qualificatório, já que também conta com Nigéria, Guiné Equatorial e Serra Leoa.
Outra que chama a atenção é a chave 6, que tem Senegal como cabeça-de-chave, além de Argélia, que recentemente deu trabalho para o Brasil em amistoso, vencido pelo time canarinho por 2 a 0, em agosto, na França. Libéria e Gâmbia completam o grupo.
Já os cabeças-de-chave
Camarões, Guiné, Angola, Gana, Costa do
Marfim, Marrocos, Tunísia, Mali, Togo e Egito caíram em grupos fáceis e não devem enfrentar muitos problemas para avançar à fase final.
Independentemente de seu resultado na segunda fase, a África do Sul não disputa a última etapa das Eliminatórias. Nesta, formam-se cinco grupos de quatro times, e os vencedores de cada chave garantem a vaga para a Copa do Mundo de 2010.