| 25/11/2007 15h34min
Depois de verem a América do Sul e a Oceania darem o pontapé inicial na corrida por vagas à Copa do Mundo de 2010, o resto do Planeta Bola acompanhou, neste domingo, o sorteio dos grupos que formarão as Eliminatórias na Europa, Ásia, África, América Central e do Norte (Concacaf).
A cerimônia, realizada em Durban, na África do Sul, contou com as presenças do presidente da Fifa, Joseph Blatter, do secretário geral da entidade, Jerome Valcke, e também com Kaizer Motaung, Jomo Sono e Lucas Radebe, lendas do futebol sul-africano, entre outras celebridades.
Na Concacaf, segundo continente a ter suas chaves definidas, os jogos das Eliminatórias serão disputados por 35 países, sendo que na primeira fase, as seleções piores colocadas no ranking da Fifa irão se confrontar em jogos de ida e volta. A segunda fase das eliminatórias será composta por 11 confrontos de 'mata-mata'. Posteriormente, os classificados pegam outros 11 cabeças-de-chave e se juntam ao já definido duelo
entre Canadá e São Vicente e
Granadinas.
Na terceira fase, os 12 classificados são divididos em três grupos de quatro, classificando-se os dois primeiros de cada chave. Na última fase eliminatória da Concacaf, os três melhores classificados no hexagonal garantirão presença na Copa do Mundo da África do Sul. Já o quarto colocado irá para a repescagem e disputará uma vaga no Mundial com o quinto melhor país das Eliminatórias Sul-americanas.