| 17/11/2007 23h40min
O Paraguai assumiu a vice-liderança das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010 ao vencer o Equador por 5 a 1, neste sábado, em Assunção. A partida começou com um atraso de meia hora devido à falta de energia elétrica no estádio Defensores del Chaco, mas o time da casa demonstrou que não perdeu a concentração com o imprevisto.
Valdez, Riveros (dois), Santa Cruz e Ayala anotaram os tentos dos donos da casa, enquanto Kaviedes descontou para os visitantes. Agora, o Paraguai soma sete pontos, mas pode perder a posição no complemento da rodada, já que o Brasil tem quatro e atua neste domingo contra o Peru. Já o Equador segue sem pontuar, na lanterna.
O Equador mostrou neste sábado porque está na lanterna das Eliminatórias e foi dominado pelo Paraguai desde o início do jogo. A equipe da casa começou a partida impondo um ritmo bastante acelerado, sem dar chances para os visitantes respirarem. Logo aos dois minutos, Rodriguez soltou um foguete da entrada da área e exigiu excelente defesa do goleiro.
No lance seguinte, Valdez recebeu lançamento em velocidade e saiu na frente do goleiro, mas mandou para fora ao tentar finalizar por cobertura. Na seqüência, Santa Cruz recebeu cruzamento e finalizou para fora.
Como ficou claro nos primeiros lances, a defesa equatoriana não demorou para ruir. Aos nove minutos, Valdez aproveitou cobrança de escanteio para subir mais que a zaga e cabecear para as redes.
Instantes depois, o Equador teve um lampejo de ousadia no ataque, quando Benítez invadiu a área e chutou rasteiro, para defesa do goleiro paraguaio. Mas, como já estava previsto, o Paraguai ampliou a vantagem ainda no primeiro tempo.
Aos 26 minutos, em nova cobrança de escanteio, Roque Santa Cruz desviou na primeira trave, e Riveros apareceu no meio da área para concluir para as redes.
No início do segundo tempo, o Paraguai acabou com qualquer esperança de reação do Equador. Aos cinco minutos, Roque Santa Cruz recebeu passe de Vera, invadiu a área e bateu forte para ampliar a vantagem. Mas o Equador ainda conseguiu balançar as redes dos donos da casa, com Kaviedes, aos 35 minutos. Porém, pouco depois, a seleção local acabou com qualquer sonho de reação dos visitantes, com gol de Ayala.
Pouco depois, Heber Roberto Lopes anulou um gol paraguaio. Mas, mesmo assim, a equipe local mostrou que queria mesmo ampliar a vantagem. Riveros, então, anotou mais um tento para dar números finais ao placar.
O Paraguai volta a campo na quarta-feira, quando encara o Chile, em Santiago. Já o Equador buscará a reação no mesmo dia, diante do Peru, em Quito.
GAZETA PRESS