| 03/11/2007 21h27min
Depois da destruição do palanque por um tornado, das chuvas, falta de onda e quatro adiamentos, a etapa brasileira do WCT do Brasil começou em grande estilo, com sol, um enorme público – cerca de 11 mil pessoas – e uma apresentação de gala do norte-americano Kelly Slater. O octacampeão mundial disputou a nona e última bateria do dia, garantindo a maior soma do sábado: 18,07 pontos.
A apresentação foi de luxo, com direito às maiores ondas do dia, que chegaram a um metro de altura. Slater tirou uma nota 9,40 e um 8,07 para vencer a bateria e avançar direto à terceira rodada – e seguir com chances na briga pelo título do WCT 2007. Com isso, os concorrentes, o australiano Kai Otton e o local Fábio Carvalho, foram para a repescagem.
Na bateria anterior, foi a vez do número um do mundo, o australiano Mick Fanning, entrar na água. Favoritíssimo ao título, ele avançou direto a terceira, somando 15,67 pontos. O catarinense Guga Arruda ficou em segundo (12,74) e o americano Bruce Irons em terceiro (7,83). Ambos vão disputar a repescagem. Fanning depende apenas de si para conquistar o título mundial. Se Kelly Slater ou o também australiano Taj Burrow (que ainda não estreou) caírem antes, o caneco vai para Fanning.
Três brasileiros venceram
Dos 11 brasileiros que entram na água neste sábado, dia 3, apenas três venceram as baterias e garantiram a vaga à terceira rodada. São os casos do gaúcho Rodrigo “Pedra” Dornelles, do catarinense William Cardoso e do paulista Renato Galvão. O cearense Heitor Alves, o paranaense Jihad Khodr, o paraibano Fábio Gouveia, o carioca Simão Romão e os catarinenses Guga Arruda e Diego Rosa terão que disputar a repescagem.
Primeira fase ainda não acabou
Sete baterias ainda terão que ser realizadas para o término da primeira fase. A primeira chamada está programada para as 7h deste domingo, com o início das disputas às 7h30. Caso o mar tenha boas condições logo pela manhã, a expectativa é que também sejam realizadas as baterias da repescagem.
Slater corre atrás de Fanning para assegurar o nono título
Foto:
Rangel Amandio
/
Revista Super Atletas