| 31/10/2007 14h24min
As atuais campeãs pan-americanas de vôlei de praia, Juliana e Larissa, conquistaram com antecedência o terceiro título mundial consecutivo, durante a etapa de Fortaleza, no fim de setembro, e, por isso, não participarão da última etapa do Circuito Mundial desta temporada, que será realizado na Tailândia, a partir desta quinta. Além de ter sido campeã este ano, a dupla já atingiu outro objetivo, que era conquistar oito bons resultados para sair na frente na briga por uma das duas vagas do Brasil para a Olimpíada de Pequim, no ano que vem.
As atletas ficaram com o primeiro lugar na Polônia, Portugal, Noruega, Finlândia e Rússia e, em segundo, na Alemanha, Áustria e Fortaleza. Já as outras duplas brasileiras ainda não conseguiram resultados tão expressivos como esses.
– Felizmente já demos um grande passo este ano para conquistar uma das vagas para Pequim. Temos oito bons resultados, o que será fundamental para garantir nossa presença nas Olimpíadas, e assim estamos à frente das outras duplas brasileiras. Só que a disputa continuará no ano que vem e ainda teremos etapas a disputar até a data-limite para a decisão final das vagas – disse Juliana.
O próximo desafio de Juliana e Larissa será a luta pelo terceiro título consecutivo do Circuito Banco do Brasil. Mas, este ano, o regulamento da competição mudou e, para ser campeã, a dupla precisa apenas da medalha de ouro na última etapa da temporada, em Recife, a partir do dia 29. As etapas que antecedem este torneio servem apenas para pontuar no ranking brasileiro. A dupla, inclusive, lidera o ranking no país há três anos.
– Não tivemos bons resultados nas últimas duas etapas, mas o título só será decidido na última, em Recife. Além disso, continuamos liderando o ranking brasileiro. Teremos mais uma semana de treinos no nosso centro de treinamento em Fortaleza e depois disputaremos a etapa de Maceió, a partir do dia 8. É hora de nos concentrarmos muito para tentar vencer as duas etapas antes de Recife – disse Larissa.
Brasileiras na etapa da Tailândia
Três duplas do Brasil estarão na briga por medalhas nas areias de Phuket, na Tailândia: Renata/Talita, Maria Clara/Carolina e Ana Paula/Shelda, dupla formada por conta de uma lesão no joelho sofrida por Adriana Behar. Nesta quinta, Renata e Talita estréiam enfrentando Heidi Ilustre/Diane Pascua, das Filipinas. Na segunda rodada, terão pela frente Dalixia Fernandez/Tamara Larrea, de Cuba, ou Inguna Minusa/Inese Jursone, da Letônia.
Ana Paula e Shelda encaram as alemãs Ilka Semmler e Katrin Holtwick. Na seqüência, enfrentam Kamoltip Kulna/Yupa Phokongploy, da Tailândia, ou Deborah Giaoui/Eva Hamzaoui, da França.
As irmãs Maria Clara e Carolina terão pela frente as canadenses Dana Cooke e Annie Martin. Na segunda rodada, o duelo será contra Jeniffer Boss/April Ross, dos Estados Unidos, ou Sarah Maxwell/Marie Lessard, também do Canadá.
A Tailândia recebeu uma etapa do Circuito Mundial pela primeira vez em 2006, quando as chinesas Chen Xue e Zhang Xi venceram suas compatriotas Tian Jia e Wang Jie na decisão. O terceiro lugar ficou com as norte-americanas Kerri Walsh e Misty May, que também brigam pelo título a partir de amanhã.