| 25/10/2007 18h36min
O gaúcho Marcos Daniel garantiu nesta quinta-feira a única vaga do Brasil nas quartas-de-final da etapa de Belo Horizonte da Copa Petrobras de Tênis. Campeão da edição de Bogotá, no último domingo, Daniel derrotou o espanhol Santiago Ventura por 6/3 e 6/4 e agora luta pela classificação à semifinal do torneio.
Daniel, que chegou a Belo Horizonte embalado pela vitória em Bogotá e já soma sete vitórias consecutivas, enfrenta nesta sexta-feira o vencedor da partida entre o italiano Fabio Fognini e o argentino Mariano Puerta, que se enfrentam ainda nesta quinta.
– Vamos ver até onde o físico agüenta. Estou jogando aqui sem qualquer pressão, tudo o que vier é lucro – garante o gaúcho, que pode sair de Belo Horizonte novamente entre os top 150 do mundo.
Na partida contra Ventura, Daniel foi agressivo no primeiro set, forçando as devoluções e procurando as paralelas. Saiu com 2/0, permitiu a reação, mas quebrou novamente e aí não cedeu mais a vantagem. Na outra série, o espanhol teve um início consistente e fez 2/0. Daniel aproveitou as falhas de seu segundo saque para reagir e virar para 3/2. No oitavo game, cedeu o serviço, mas logo em seguida anotou a quebra definitiva.
– Nunca tinha jogado contra ele, mas sabia de seu jeitão. Ele fica ali como quem não quer nada, mas de repente dá dois passos para a frente e dispara. Ou então vem com uma curtinha precisa. Se você amolecer, entra na dele e perde o jogo – opina.
A outra esperança do Brasil na chave de simples da competição era o paulista Thomaz Belluci. Apontado como uma das grandes revelações do tênis brasileiro nos últimos tempos, ele lamentou a derrota nas oitavas-de-final para o espanhol Daniel Muñoz de la Nava por 6/2 e 6/1.