| 25/10/2007 15h04min
Principal sul-americano em atividade no circuito profissional, o chileno Fernando González conseguiu nesta quinta-feira a vaga para as quartas-de-final do Torneio da Basiléia, na Suíça. Segundo cabeça-de-chave e sétimo melhor tenista da temporada, ele eliminou o qualifier croata Roko Karanusic por 2 sets a 0 e deu mais um passo em direção à Masters Cup de Xangai. As parciais da partida foram 6/4 e 7/6 (5).
O adversário do top 10 na briga pela semifinal na Basiléia foi definido também nesta quinta. González terá pela frente o finlandês Jarkko Nieminen, que passou pelo argentino Guillermo Cañas, sexto pré-classificado, por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/3 e 7/5.
O retrospecto com Nieminen é amplamente favorável a González. O chileno encarou o tenista escandinavo em quatro oportunidades e venceu todas. O último confronto entre os dois, no entanto, ocorreu há mais de três anos, na edição de 2004 do Torneio de Bastad.
Além de Cañas, outro cabeça-de-chave que foi batido de virada e se despediu da chave de simples na Suíça foi o norte-americano James Blake. Quarto favorito, ele foi superado pelo croata Ivo Karlovic por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 7/6 (4) e 6/4, e viu o adversário grandalhão, de 2m08cm, conseguir a vaga para as quartas-de-final.
Famoso por seu saque potente, Karlovic deu mais um show de serviço contra Blake. Ele acertou nada menos do que 24 aces ao longo do jogo e, desta forma, deu pouquíssimas chances de o norte-americano quebrar o seu serviço. Foi a terceira vitória de Karlovic sobre Blake nesta temporada em três partidas realizadas.
O adversário do croata nas quartas-de-final será o tcheco Tomas Berdych, quinto cabeça, que superou o suíço Stanislas Wawrinka por 2 sets a 0, com 7/5 e 6/4. O tenista da casa, vale lembrar, havia superado o argentino David Nalbandian na primeira rodada do torneio.
GAZETA PRESS