| 21/10/2007 16h45min
O paulista Adriano de Souza (Mineirinho), 20 anos, cumpriu seu objetivo de chegar na final em Itajaí com a maior pontuação de toda a sua carreira – 19,20 pontos de 20 possíveis e faturar o título.
Na semifinal ele não deu chance para o baiano Flávio Costa e, na final, diante do australiano Corey Ziems, o Mineirinho não desapontou os torcedores. Surfou muito e garantiu o campeonato. Tanto na semifinal como na final, Adriano de Souza deixou seus adversários precisando de mais de 10 pontos
Um bom público compareceu para acompanhar o último dia de disputa na Praia Brava, em Itajái, norte do estado catarinense. Mineirinho faturou o prêmio máximo de US$ 15 mil dólares oferecido nas etapas do WQS (segunda divisão do surfe mundial), subiu da 45ª para a 31ª posição no ranking com os 2500 pontos da vitória na estréia da cidade de Itajaí no calendário do Circuito Mundial de Surfe Profissional.
Show na
semifinal
Na primeira semifinal entre Adriano de Souza e o baiano
Flávio Costa. O Mineirinho só não igualou a nota 10 do tubo seguido por uma rasgada e um aéreo na finalização do baiano Alandreson Martins no primeiro dia. Mas, ganhou notas 9,67 e 9,53 logo nas duas primeiras ondas que surfou para atingir incríveis 19,20 pontos de 20 possíveis, recorde absoluto de todas as quatro etapas do WQS promovidas pela ASP South America neste ano no Brasil.