| 14/10/2007 21h14min
O mês de outubro ainda está na metade, mas sendo o penúltimo mês de Série B e o campeonato entrando na reta decisiva, Avaí e Criciúma sabem que é necessário somar o máximo de pontos. Para isso, ambos vão ter de driblar a companhia irregular na temporada.
O próprio mês serve como amostra. Nas três partidas realizadas, a dupla experimentou o céu e o inferno. Mais o Avaí, que colecionou um empate com o Ipatinga, uma derrota para o Fortaleza e um triunfo sobre o Gama.
A equipe azurra agora tem pela frente dois adversários diretos na briga contra o rebaixamento: Paulista, fora de casa, no sábado, dia 20, e São Caetano, na Ressacada, dia 27. Se aproveitar a fragilidade de um e o mando de campo no outro, o Avaí abre uma vantagem confortável da parte inferior da tabela.
Neste momento, as chances de o time de Alfredo Sampaio cair para a Série C são de 30%. E outubro será encerrado com um duelo de Leões: o Avaí enfrenta a Portuguesa, em Florianópolis. A Lusa está em terceiro lugar, uma posição acima do Criciúma.
Depois de um momento ruim, o Tigre começou o mês bem. Foram duas vitórias por 2 a 1 sobre as duas equipes do Distrito Federal: Brasiliense e Gama. O tricolor voltou a perder na última rodada, quando encarou o Coritiba.
Pela frente, o Criciúma tem a Ponte Preta, sexta, dia 19, o Vitória, dia 27 e Ituano no dia 30. Os altos e baixos não só tiraram a liderança, como colocaram a perigo a classificação para a Série A. As estatísticas apontam 70% de certeza do acesso e 6,2% de título.
GUASTAVO JAIME/DIÁRIO CATARINENSE