| 07/10/2007 17h15min
A oitava etapa do Foster’s ASP Men’s World Championship Tour 2007 foi reiniciada neste domingo, com Andy Irons saindo da corrida pela primeira posição no ranking de 2007 com o último lugar no Billabong Pro Mundaka. Os brasileiros, por outro lado, ganharam cinco baterias seguidas.
A comemoração só não foi completa pela derrota decimal do carioca Raoni Monteiro no último confronto do dia, que lhe custou a vaga no grupo dos 27 surfistas que serão mantidos na elite mundial do WCT.
Com a recuperação mostrada na Europa, o Hang Loose Santa Catarina Pro, a etapa brasileira do WCT de 30 de outubro a 07 de novembro na Praia da Vila, em Imbituba, passa a ficar cada vez mais decisiva para os brasileiros se garantirem antes da final no Havaí.
Raoni travou uma disputa direta por um lugar nos top-27 com o sul-africano Ricky Basnett, que acabou levando a melhor por décimos de diferença no placar encerrado em 12,77 x 12,33 pontos.
O carioca dividia a 25ª colocação no ranking com Rodrigo Dornelles e já caiu para a 28ª enquanto o gaúcho subiu para a 21ª com a vitória sobre o norte-americano Cory Lopez.
No momento, Dornelles passa a ser a maior esperança do Brasil emplacar um top-16 neste ano, enquanto Adriano de Souza (SP), Bernardo Pigmeu (PE), Leonardo Neves (RJ), Neco Padaratz (SC) e Victor Ribas (RJ), tentam na Espanha ingressar na zona de classificação para o WCT do ano que vem.
No entanto, a grande expectativa no Billabong Pro Mundaka está voltada para a decisão do título mundial da temporada 2007, que pode ser conquistado pelo australiano Mick Fanning, antes mesmo do Hang Loose Santa Catarina Pro e do Pipeline Masters, que neste ano passa a ser patrocinado pela Billabong.
No domingo, Taj Burrow juntou-se a Kelly Slater e Joel Parkinson para tentar adiar a batalha final do ASP World Tour 2007 para o Brasil. Novamente, toda a arena da etapa brasileira do WCT será instalada na Praia da Vila, onde Mick Fanning vai defender o título de campeão nas ondas de Imbituba conquistado no ano passado.
Mais brazucas
O havaiano Andy Irons saiu da briga do título mundial na segunda bateria do domingo na Espanha e seu irmão, Bruce Irons, acabou sendo a primeira vítima do massacre verde-amarelo iniciado no décimo confronto do dia pelo cabo-friense Victor Ribas.
Nas disputas seguintes, o catarinense Neco Padaratz superou o australiano Kai Otton por uma margem maior de pontos (13,20 x 11,67), o carioca Leonardo Neves não deu chances para o havaiano Fredrick Patacchia, o pernambucano Bernardo Pigmeu ganhou uma disputa mais acirrada com o australiano Ben Dunn e Rodrigo Dornelles passou fácil pelo americano Cory Lopez, que despencou para a zona do rebaixamento nas provas européias.
Como Adriano de Souza estreou com vitória na primeira fase, seis brasileiros vão disputar classificação para as oitavas-de-final do Billabong Pro Mundaka, que até agora só teve dois dias de ondas pequenas em Bakio.
As previsões são de que o palco principal deva ser utilizado a partir da terceira fase. Uma primeira chamada foi marcada para as 8 horas desta segunda-feira, no entanto tudo indica que apenas na quarta-feira Mundaka comece a apresentar as condições de ondas esperadas para uma decisão de título mundial.
Mick Fanning tem três adversarios para impedir que ele já garanta o seu primeiro troféu de número 1 do mundo na Espanha: o atual campeão Kelly Slater, Taj Burrow e Joel Parkinson com chances bem mais remotas.