| 05/10/2007 18h04min
A Praia de Itamambuca, na cidade de Ubatuba, no litoral paulista, irá fechar as etapas brasileiras do WQS - segunda divisão do surfe mundial. Este ano, o evento rola entre os dias 23 e 28 de outubro e contará com 192 vagas.
Destas, 182 surfistas já confirmaram inscrições antecipadamente. A Austrália comparece com o maior esquadrão estrangeiro, com 22 representantes. Entre eles, alguns tops do WCT 2007 e o campeão da primeira edição do Onbongo Pro Surfing em 2002 na Praia Mole de Florianópolis, Chris Davidson.
A batalha pelos 2.500 pontos no ranking e pela premiação de US$ 125 mil dólares, que estarão em jogo na prova que fecha a “perna brasileira” do WQS, promete ser emocionante.
A etapa do WQS de Ubatuba será decisiva para os brasileiros que estão na disputa pelas últimas vagas na relação dos quinze surfistas que a divisão de acesso indica para completar o grupo dos 42 componentes do WCT. O carioca Simão Romão foi semifinalista em Ubatuba no ano passado, perdendo a bateria verde-amarela para o campeão Renan Rocha, mas só neste ano está na briga por classificação, atualmente ocupando a 29ª colocação no ranking do WQS. O paranaense Jihad Kohdr e o gaúcho Rodrigo Dornelles estão praticamente garantidos e para o cearense Heitor Alves falta pouco, podendo até chegar em Ubatuba com sua vaga confirmada. No momento, os três e Neco Padaratz são os brasileiros no grupo dos 15 da divisão de acesso. Além dos importantes pontos no WQS, em Itamambuca será definido o campeão sul-americano profissional da ASP South America.