| 26/09/2007 21h48min
A seleção brasileira não encontrou muita dificuldade para vencer a Argentina por 72 a 62 pelo Pré-Olímpico Feminino de Basquete, na noite desta quarta-feira em, Valdívia, no Chile.
O time do técnico Paulo Bassul dominou toda a partida e esteve na frente do placar o jogo inteiro. A cestinha da partida foi Iziane, com 22 pontos.
– Foi uma estréia importante. Largar em uma competição com uma vitória é importante. A gente tem tudo para ficar em primeiro lugar no grupo. Mas temos que analisar o jogo. Tivemos muitos altos e baixos – opina Paulo Bassul.
Outros destaques do time brasileiro foram Micaela, com 15 pontos, e a estreante Franciele. A jogadora de 19 anos, que defende a seleção adulta pela primeira vez, fechou sua participação com 10 pontos e 12 rebotes. Gimena Londra foi a cestinha argentina, com 15.
O Brasil volta a atuar na quinta-feira pela segunda rodada competição contra os donos da casa. A partida contra o Chile está programada para as 17h e terá placar ao vivo do clicRBS.
Brasil e Chile já se enfrentaram 37 vezes em competições oficiais com 30 vitórias das brasileiras contra sete das chilenas. As duas seleções se enfrentaram apenas uma vez na história do Pré-Olímpico e o Brasil ganhou por 102 a 45 (México/2003).
Para o técnico Paulo Bassul, o Chile é uma equipe em franca evolução que, jogando em casa tem ainda mais chances de se classificar para o Pré-Olímpico Mundial.
– O Chile é uma seleção que tem evoluído a cada ano, pois vem se organizando melhor e fazendo muitos amistosos internacionais. Isso trouxe um crescimento na equipe, que também conta com duas pivôs altas e que jogam bem no ataque – analisa Bassul.
De acordo com o regulamento da competição, na primeira fase as equipes jogam entre si. As duas primeiras colocadas de cada grupo se classificam para as semifinais, disputadas no sábado. Os perdedores disputam a medalha de bronze, enquanto os vencedores disputam o título.
O campeão da competição
garante a vaga para os Jogos Olímpicos de Pequim. O segundo, terceiro e quarto colocados estão classificados para o Pré-Olímpico Mundial, que será realizado de 9 a 15 de junho de 2008.