| 03/12/2002 13h13min
O catarinense Neco Padaratz e o paranaense Peterson Rosa (foto) são os únicos brasileiros classificados para as quartas-de-final da Rip Curl World Cup, a última etapa do World Championship Tour (WCT) – a divisão de elite do circuito mundial de surfe profissional –, nas ondas de quatro metros de altura em Sunset Beach, no Havaí.
Peterson disputou duas baterias na segunda, dia 1º de dezembro. Na repescagem, ficou à frente do paulista Renan Rocha, do norte-americano C.J Hobgood e do cabo-friense Victor Ribas. Na terceira fase, Peterson se classificou em segundo lugar, atrás do australiano Lee Winter, mas eliminando o norte-americano Damien Hobgood e o inglês Russel Winter. Por ter vencido sua bateria na primeira fase, Neco só precisou disputar a terceira, terminando em segundo lugar ao perder para o australiano Mick Fanning mas superando o neozolandês Mas Quinn e o norte-americano Pat O'Connell.
Nas quartas-de-final, Peterson vai encarar o número 1 do ranking do WCT, o havaiano Andy Irons, além dos australianos Lee Winter e Shane Powell. Neco enfrenta os australianos Mick Fanning, Joel Parkinson e Richard Lovett.
O catarinense Teco Padaratz (27º no ranking), o niteroiense Guilherme Herdy (33º) e o paulista Renan Rocha (34º), todos eliminados na terceira fase, vão precisar de bons resultados na última etapa do WCT, em Pipeline, no Havaí, para garantirem presença na elite na próxima temporada. Apenas os 27 primeiros permanecem no grupo dos melhores surfistas do mundo.
Na briga pela primeira posição, apenas o australiano Luke Egan tem chance de impedir o título do havaiano Andy Irons, que tem quase 1000 pontos de vantagem no ranking. Se Egan não terminar esta etapa entre os primeiros colocados, Irons vai ser campeão antecipado. Mesmo se o australiano ficar em terceiro ou segundo lugar, o havaiano garante o troféu da temporada se ficar na frente do adversário.