| hmin
Os irmãos catarinenses Neco e Teco Padaratz e o niteroiense Guilherme Herdy foram os únicos brasileiros a avançar no segundo dia de disputa da Rip Curl World Cup, no Havaí. Surfando sobre ondas de três metros de altura na praia de Sunset, os três venceram suas baterias nesta segunda, dia 2, e se classificaram para a terceira rodada da 11ª e penúltima etapa do ASP World Championship Tour (WCT) 2002, a divisão de elite do circuito mundial.
A vitória foi importante sobretudo para Guilherme Herdy, que luta para se manter entre os 45 surfistas que vão disputar o WCT 2003. Embora mais bem classificado no ranking 2002, Teco também ainda não garantiu vaga, assim como todos os outros atletas brasileiros do circuito mundial, à exceção de Neco, o único que já tem presença assegurada no WCT 2003.
Neco despachou em sua bateria o havaiano Bruce Irons e o atual terceiro colocado no ranking mundial, o australiano Taj Burrow. Já Teco entrou na bateria seguinte para ganhar do havaiano Kalani Robb e do sul-africano Greg Emslie. Herdy, por sua vez, superou o também brasileiro Renan Rocha e o australiano Nathan Hedge.
A vitória mais emocionante foi de Neco Padaratz. O brasileiro virou a bateria ao conseguir um tubo em sua última onda, marcando 7,75 pontos, o suficiente para tirar o pão da boca de Bruce Irons, irmão do atual líder do ranking, Andy.
– As condições estavam boas, mas as ondas não tinham um ponto certo para quebrar e a escolha ficou difícil. Além disso, eu não conseguia escutar as notas dos juizes, mas quando tirei aquele tubo me senti muito bem – disse Neco, que agora espera os resultados das baterias da repescagem para conhecer seus adversários na terceira rodada.
O dia não foi bom para os brasileiros Paulo Moura (PE), Marcelo Nunes (RN), Peterson Rosa (PR), Fábio Gouveia (PB) e Renan Rocha (SP). Eles ficaram em segundo ou terceiro lugares em suas baterias e foram para a repescagem, fase para a qual já haviam caído Victor Ribas (RJ) e Rodrigo Dornelles (RS), derrotados no primeiro dia de competições.
Quem não deixou de brilhar no segundo dia foi Andy Irons. Líder do ranking do WCT 2002, o havaiano obteve a maior pontuação do dia ao marcar 16,75 pontos na vitória sobre o também havaiano Pancho Sullivan, vencedor das triagens, e o paranaense Peterson Rosa.