| 24/09/2007 15h35min
Os Estados serão um adversário de peso na disputa do Pré-Olímpico de basquete feminino, que começa na próxima quarta. Na final dos Jogos Pan-Americanos, as americanas se sagraram campeãs com uma equipe exclusivamente universitária. Para o torneio no Chile, que dá apenas uma vaga direta para Pequim, além de outras três para a seletiva mundial, a seleção líder do ranking mundial vem com força máxima. Das 12 jogadoras do grupo, dez atuam na WNBA. As informações são do site GloboEsporte.com.
– O ranking não é feito à toa. Ele é muito justo e a pontuação delas deixa muito claro. Individualmente elas são muito melhores que todas as outras do mundo, mas isso nem sempre se reflete no conjunto. Muitas vezes um jogador limita a ação do outro – disse o técnico da seleção brasileira Paulo Bassul.
Diana Taurasi, Sue Bird e Tina Thompson são algumas das estrelas da seleção americana, que no último Mundial de São Paulo em 2006, venceu a disputa do terceiro lugar contra o Brasil por 40 pontos de diferença. As três estavam presentes naquele time, e Taurasi fez partida espetacular com 28 pontos, contra 16 de Janeth, fora da seleção brasileira desde o Pan.
Apesar de ter perdido para a Rússia na semifinal no Ibirapuera, a seleção americana entra com o status de atual campeã olímpica, em Atenas-2004. Os EUA estréiam contra Cuba nesta quarta-feira, em Valdivia.