| 21/09/2007 22h51min
A seleção brasileira feminina de basquete concluiu nesta sexta-feira a preparação para o Torneio Pré-olímpico feminino de basquete. Neste sábado, às 9h45min, a equipe embarca para Valdívia, no Chile, onde tenta conquistar a única vaga em disputa para os Jogos Olímpicos de Pequim-2008. Apesar da profunda renovação, o grupo garante estar otimista para o desafio.
– Estamos muito confiantes. Claro que o time precisa de mais amadurecimento, mais experiência, mas é um grupo que tem talento e a nossa meta é possível – diz a ala Iziane, que aos 25 anos já é uma das mais experientes da equipe.
Como sempre, os Estados Unidos são o principal obstáculo na luta pelo título em Valdívia. Sem ter conseguido antecipar sua classificação no Mundial de 2006 (somente o título, que ficou com a Austrália, garantia a vaga), as norte-americanas chegam com força total no Chile.
Mas o poderio dos Estados Unidos não diminui a esperança brasileira, que tem em mente apenas um objetivo: fazer o melhor.
– A vaga é uma situação muito difícil, mas o time está indo legal. Os Estados Unidos são um time contra o qual a gente tem de defender muito, mas nós vamos para brigar, sim – avisa a ala Micaela.
O Pré-olímpico das Américas é a primeira, mas não a única chance de classificação para Pequim. Com as mudanças no regulamento de classificação para o torneio, as seleções que não conseguirem se garantir nos torneios continentais ainda têm mais uma oportunidade. Em junho do ano que vem, 12 seleções participam da repescagem no Pré-olímpico Mundial, que ainda não tem local definido de realização.