| 20/09/2007 11h17min
Segundo o sorteio dos jogos da Copa Davis, Roger Federer foi o escolhido para abrir o confronto da Suíça contra República Tcheca pela repescagem. Favorito, o número um do mundo entra em quadra nesta sexta-feira, em Praga, para encarar Radek Stepanek, atual 34º colocado no ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP).
Esta será a estréia de Roger Federer na Copa Davis deste ano, na qual ele vem para salvar seu país de disputar a segunda divisão em 2008. Sem sua principal estrela, a Suíça foi relegada à repescagem ao ser batida pela Espanha, em fevereiro, por 3 a 2.
Na seqüência da sexta, o número um tcheco, Tomas Berdych, entrará em quadra para encarar Stanislas Wawrinka. No sábado, Roger Federer voltará à atividade, mas desta vez nas duplas. Ao lado de Yves Allegro, o número um do mundo medirá forças contra o par Martin Damm e Lukas Dlouhy.
No domingo acontecerá a partida mais esperada, na qual Federer jogará contra Berdych, naquele que é o confronto dos números um de cada equipe. Caso o confronto precise do desempate na quinta partida, Wawrinka e Stepanek serão os responsáveis por decidir a sorte de seus países na Davis. Quem ganhar segue na elite em 2008, ao passo que o time perdedor disputará a segunda divisão.
Roger Federer considera que a superfície escolhida para os embates, o carpete, lhe agrada, embora reconheça que Stepanek deve levar vantagem na abertura.
– Acho que a superfície é conveniente para ele e espero um teste duro – afirma o suíço.
Stepanek, por sua vez, não vê a hora de encarar a responsabilidade de abrir o confronto por seu país logo contra Federer.
– O que poderia ser melhor do que começar de novo na Copa Davis contra o número um do mundo? Estou pronto e lutarei pelo primeiro ponto – prometeu o tcheco.