| 18/09/2007 16h46min
Os oito participantes da Masters Cup de Xangai, que será disputado em novembro, na China, serão homenageados com uma estátua em tamanho real semelhante a dos guerreiros de Terracota. A peça do número um do mundo, o suíço Roger Federer, está quase pronta, e as estátuas do espanhol Rafael Nadal e do sérvio Novak Djokovic também já foram encomendadas.
O suíço aparece como um guerreiro chinês lembrando o Exército de Terracota, que foi criado para ser enterrado com o Imperador Qin, em 210-109 AC. Acredita-se que 700 mil artesãos participaram do trabalho, que levou 38 anos para ficar pronto.
– Acho uma honra ser esculpido como guerreiro de Terracota. Acho a idéia divertida, juntando cultura e esporte, e estou ansioso para ver o resultado final – comentou Federer.
O Exército foi descoberto apenas em 1974 e desde então 8.099 estátuas já foram desenterradas ao redor da tumba do imperador. O local tornou-se um dos principais pontos turísticos da China, com quase 2 milhões de visitantes anualmente.
Com uma coleção do Exército de Terracota em exibição no British Museum, em Londres, a Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) contratou o escultor francês Laury Dizengremel para criar modelos semelhantes dos jogadores que vão disputar o último torneio do ano, na China.
GAZETA PRESS