| 15/09/2007 17h38min
Com dois gols do atacante Adebayor, o Arsenal venceu o Tottenham por 3 a 1, fora de casa, na manhã deste sábado, e assumiu a liderança isolada do Campeonato Inglês, com 13 pontos. Isso porque o Chelsea não passou de um empate sem gols contrao o Blackburn.
Aproveitando-se do mando de campo e do apoio de sua torcida, o Tottenham saiu na frente no clássico londrino. Depois de pressionar nos minutos iniciais, o time abriu o placar em bela cobrança de falta de Gareth Bale, aos 14 minutos. Já no início da etapa final, os donos da casa tiveram chance de ampliar a vantagem com Berbatov, que perdeu um gol incrível depois de driblar o goleiro.
Depois do susto, o Arsenal melhorou e conseguiu chegar ao empate aos 19 minutos. Após cobrança de falta de Fabregas, o goleiro Robinson saiu mal e Adebayor cabeceou para o gol vazio. O Tottenham sentiu o gol e passou a ser pressionado pelos visitantes, que viraram a partida aos 35. Fabregas puxou rápido contra-ataque e chutou de longe para fazer um golaço. Adebayor fechou o placar com outro bonito gol nos acréscimos.
Em outro jogo da rodada da manhã deste sábado, o Liverpool perdeu a chance de assumir a ponta do Inglês ao empatar sem gols com o Portsmouth, fora de casa. Os Reds pressionaram na maior parte da partida, mas não conseguiram evitar a igualdade no marcador. Com isso, a equipe subiu para 11 e fica a dois pontos do novo líder, Arsenal. Na próxima rodada, o Liverpool encara Birmingham, em casa. Já o Portsmouth, que soma seis pontos e está na zona intermediária da tabela, visitará o Blackburn.
Com uma vitória por 1 a 0 sobre o Everton, o Manchester United também chegou a 11 pontos. Mesmo jogando fora de casa, o Manchester começou melhor e assustou o Everton logo aos quatro minutos de jogo. O argentino Carlitos Tevez avançou com a bola dominada do meio-campo e lançou Evra, que bateu cruzado, com perigo. Porém, os visitantes não mantiveram o ritmo e a primeira etapa terminou com poucos lances de emoção e sem gols.
Já na etapa final, os atuais campeões voltaram melhores e quase abriram o placar aos 12 minutos. Tevez fez ótima tabela com Scholes, que chutou por cima mesmo na cara do gol. Aos 25, Cristiano Ronaldo invadiu a área do Everton e foi derrubado pelo zagueiro rival. O árbitro, porém, considerou que a jogada foi simulação do português e o puniu com cartão amarelo. O Manchester seguia melhor e fez o único gol do jogo aos 38. Depois de cobrança de escanteio do português Nani, Vidic escorou de cabeça no primeiro pau e definiu a vitória.
A equipe ainda não contou com o atacante Rooney, que contundiu o osso do pé no dia 12 de agosto. O jogador foi liberado e chegou a ser relacionado para a partida, mas o técnico Alex Ferguson preferiu poupá-lo para a estréia na fase de grupo da Copa dos Campeões, na próxima quarta-feira, contra o Sporting. Com a derrota, o Everton permaneceu com 10 pontos e foi ultrapassado pelo algoz deste sábado na tabela. Na próxima rodada, o time tenta se recuperar contra o Aston Villa, em Birmingham. Já o Manchester tem pela frente o clássico contra o Chelsea, no Old Trafford