| 09/09/2007 15h49min
Eric de Souza, 19 anos, foi o grande campeão da etapa do WQS (segunda divisão do surfe mundial) em São Francisco do Sul, norte de Santa Catarina. A enorme torcida que lotou a Prainha neste domingo era toda para o joinvillense William Cardoso. Mas, uma nota 9,17 logo no início da bateria garantiu a vitória do carioca. William terminou em segundo lugar, com o cearense Heitor Alves ficando em terceiro e o experiente paraibano Fábio Gouveia em quarto na final da 27ª etapa do WQS, que foi disputada por 112 surfistas.
Eric recebeu como prêmio US$ 10 mil e os 1.500 pontos no ranking do WQS. No entanto, ele só participou de duas etapas neste ano, pois uma contusão no tornozelo direito o tirou da água por quase toda a temporada. Só voltou a competir agora para concretizar um grande sonho que era vencer uma etapa do Circuito Mundial de Surfe Profissional.
– Isso nunca aconteceu na minha e só tenho que agradecer a todos que acreditaram em mim, que me apoiaram, a minha família e a este público maravilhoso que lotou a Prainha todos os dias. Achei uma onda muito boa logo no início e arrisquei tudo para começar bem, a nota saiu e eu só queria mostrar o meu surfe – disse o jovem surfista.
A decisão
Na decisão do título, o catarinense William Cardoso largou na frente, mas o carioca assumiu a ponta com a nota 9,17 que recebeu em sua segunda participação e manteve-se em primeiro até o sinal de término. William ainda quebrou sua prancha na tentativa de conseguir a vitória em casa praticamente, pois nasceu em Joinville e há muitos anos mora em Balneário Camboriú.
O cearense Heitor Alves também lamentou, pois se vencesse alcançaria a sétima posição no WQS do paranaense Jihad Kohdr, porém permaneceu na 11ª colocação com o terceiro lugar.
Eric de Souza, 19 anos, teve uma nota 9, 17, e faturou o WQS em Santa Catarina
Foto:
Nilton Santos, ASP South America
/
Divulgação