| 08/09/2007 22h46min
Deu a lógica. A belga Justine Henin comprovou sua superioridade sobre a russa Svetlana Kuznetsova. Na final do Aberto dos Estados Unidos, disputada na noite deste sábado, a número um do mundo venceu com facilidade: 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/3.
O favoritismo de Henin na decisão do evento era comprovado nos números. Em 17 confrontos diante de Kuznetsova, a belga conquistou a 15ª vitória. Além disso, ela encerrou a edição 2007 do torneio sem perder sequer um set.
Henin levou para casa seu segundo título de Grand Slam na temporada 2007, além de um prêmio de US$ 1,4 milhão. Anteriormente, ganhou o troféu do Aberto da França, em Roland Garros. No Aberto dos Estados Unidos, ela foi campeã pela segunda vez (havia vencido anteriormente em 2003).
Apurada com seus golpes defensivos, Henin teve dificuldades em seu saque, mas aproveitou a dificuldade de movimentação da rival. Por isso, teve paciência para trocar bolas e movimentar Kuznetsova nos dois lados da quadra.
Acostumada a decisões, Henin superou um susto no início da partida. Logo no primeiro game, a belga perdeu os dois pontos iniciais, mas reagiu rapidamente e quebrou o serviço de Kuznetsova. Após confirmar o serviço, a número um ganhou, mais uma vez, um game com a adversária sacando e abriu 3 a 0.
Consistente, Henin manteve a concentração e chegou ao set point no saque de Kuznetsova, no sétimo game. No erro da russa, a belga fechou sem dificuldades a primeira parcial: 6/1.
No segundo set, Kuznetsova ameaçou reagir e criou algumas dificuldades no início. Contudo, no quarto game, Henin esbanjou velocidade para salvar os golpes da adversária e já ficou com uma quebra de vantagem.
No game seguinte, Kuznetsova ameaçou quebrar o saque ao abrir 15/40. Porém, Henin encaixou bem seus saques e abriu 4 a 1 na parcial. Experiente, a belga administrou o jogo até o final para fechar o segundo set em 6/3.
GAZETA PRESS