| 05/09/2007 07h31min
Com uma atuação inspirada, o espanhol David Ferrer acabou com o sonho de Rafael Nadal de conquistar o título do Aberto dos Estados Unidos. De quebra, ainda encerrou o reinado do compatriota na Corrida dos Campeões, que passará a ser liderada pelo suiço Roger Federer, também número um no ranking de entradas.
Na madrugada desta quarta-feira, Nadal foi eliminado do último torneio de Grand Slam da temporada por 3 sets a 1, com parciais de 6/7 (3-7), 6/4, 7/6 (7-4) e 6/2, pelas oitavas-de-final.
Agora, Ferrer enfrentará o argentino Juan Ignacio Chela, que também teve de suar muito para eliminar o suíço Stanislas Wawrinka por 3 sets a 2, com parciais de 4/6, 6/2, 7/6 (8-6), 1/6 e 6/4. Será a terceira vez que os dois se encontram, sendo que o sul-americano venceu as duas partidas anteriores em Acapulco e Costa do Sauípe, ambas na quadra de saibro e em 2004.
O jogo
No primeiro set, Nadal deu mostras que dominaria a partida. Com um jogo de fundo de quadra consistente, ele obteve uma quebra de saque no sétimo game. Porém, Ferrer reagiu, devolveu a quebra no décimo game e forçou o tie-break. No desempate, o segundo do mundo voltou a impor sua melhor técnica para ganhar a parcial.
Mas o cenário mudou a partir do quinto game do segundo set. De maneira notável, Ferrer superou o serviço do rival e repetiu o feito dois games depois. Com 5 a 2 no placar, o tenista, no entanto, deixou-se levar pelo nervosismo, permitiu a quebra de Nadal no oitavo game. No décimo, Ferrer tratou de aproveitar a segunda chance e liqüidou o set.
A partir daí, o 15º cabeça-de-chave ganhou o ânimo que precisava e tratou de colocar o favorito para correr. Mesmo sofrendo em seu saque, Nadal conseguiu levar a disputa até o tie-break, mas, dominado, acabou superado por 7 a 4.
Implacável, Ferrer manteve o ritmo intenso no quarto set. Com dores no pulso, o segundo pré-classificado chegou a ser atendido no terceiro game, mas mostrou não ter se recuperado e passou a se incomodar com a lesão no tendão do pé direito, que quase impediu a sua participação no evento.
Neste cenário, o 15º pré-classificado chegou a ter duas oportunidades para superar o saque de Nadal no quarto game, mas desperdiçou. Dois games depois, Ferrer teve nova chance e aproveitou. Com isso, o espanhol só teve de confirmar os seus serviços para eliminar o líder da Corrida dos Campeões e avançar às quartas-de-final.
GAZETA PRESS