| 29/08/2007 17h01min
A desclassificação da atleta russa Tatyana Polnova durante as disputas do salto com vara foi a polêmica desta terça-feira no dia no Mundial de Atletismo, que está sendo disputado na cidade de Osaka, no Japão.
Tatyana foi eliminada depois de ter tocado a barra no momento do salto, sem que a mesma caísse, o que motivou protestos da atleta e de seu treinador. A grita foi tã oforte que a Federação Internacional de Atletismo estuda mudanças na regra da prova.
– Se você seguir a interpretação rigorosa da regra, a barra não estava nos dois suportes. A barra se desolocou. Assim, Polnova e seu técnico tiveram que aceitar isso quando viram o vídeo tape. Não houve mais protestos – retrucou o porta-voz da entidade, Nick Davies.
Embora a eliminação seja irreversível, o diretor titular de serviços da Federação, Elio Locatelli, reconheceu que o ocorrido pode fazer a entidade rever algumas regras.
– Às vezes alguns atletas espertos empurram a barra de volta com as mãos de maneira deliberada, mas ela não fez isso. Talvez devamos usar uma barra diferente, como no salto em altura, mas aí haveria problemas com o vento. É uma questão muito difícil e até que encontremos uma solução perfeita, os atletas deverão aceitar as regras como elas estão – afirmou o dirigente.
GAZETA PRESS