| 27/08/2007 09h48min
Começa nesta segunda-feira o Aberto dos EUA, último torneio Grand Slam da temporada. Em Nova York, o suíço Roger Federer tenta conquistar o título da competição pela quarta vez, enquanto a musa russa Maria Sharapova busca o bicampeonato. O Aberto dos EUA deste ano terá ainda a presença de Gustavo Kuerten, que foi convidado para participar da disputa de duplas.
Em sua primeira participação no torneio de duplas do Aberto dos EUA, Guga jogará ao lado do americano Robby Ginepri. Eles enfrentam a dupla formada pelos brasileiros André Sá e Marcelo Mello, mas ainda não foi definida a data do confronto.
Nesta segunda, entram em quadra alguns dos principais favoritos ao título. Na chave feminina, a número um do mundo, Justine Henin, joga contra a alemã Julia Goerges, às 15h, e Serena Williams enfrenta Angelique Kerber às 20h. Sharopova joga apenas na terça-feira.
No masculino, Roger Federer, que busca o tetra do torneio, pega o norte-americano Scoville Jenkins às 15h. Também entram em quadra o russo Nikolay Davydenko, contra o norte-americano Jesse Levine, e Andy Murray, contra Pablo Cuevas.
Os vencedores nas diputas de simples levam US$ 1,4 milhão cada um. O prêmio para a equipe que vencer o torneio de duplas é de US$ 400 mil.
Os nomes do jogo
Até ano passado seria fácil dizer que Federer, o número 1 do mundo, levaria o título. No entanto, este ano o suíço tem mostrado cansaço físico e mental que tem lhe custado alguns títulos, como os Master Series de Indian Wells, Miami e Montreal.
Entre seus possíveis obstáculos para conquistar o tetra estão o sérvio Novak Djokovic, o espanhol Rafael Nadal, os norte-americanos Andy Roddik e James Blake e o russo Nicolay Davydenko.
No feminino, Justine Henin, quer vingar a perda do título do ano passado para Sharapova, número 2. A russa começará a competição ainda mais motivada e, mais uma vez fazendo moda.
Além do tênis, ela sempre aproveita o torneio de Nova York para chamar atenção com vestidos diferentes e ousados. Henin não tem nada disso, mas o seu potente e preciso backhand com uma mão já é suficiente para derrubar o estilo fashion da adversária.
Ambas são as principais favoritas, mas irão enfrentar a força que vem da Sérvia, através de Jelena Jankovic e Ana Ivanovic. As irmãs americanas Venus e Serena Williams, apesar de não estarem mais entre as cinco melhores há algum tempo, são sempre fortes candidatas jogando em casa. Sem contar nas demais russas, Svetlana Kuznetsova, Anna Chakvetadze, Nadia Petrova e Elena Dementieva.
James Blake é um dos principais adversários de Roger Federer na busca pelo tetra
Foto:
Fred Beckham
/
AP