| 26/08/2007 12h27min
A Argentina conquistou nesse sábado sua terceira vitória pelo Torneio Pré-olímpico masculino de basquete das Américas. Depois de passarem por Porto Rico e Uruguai nas primeiras partidas, os argentinos venceram fácil o México por 104 a 83.
Apesar de terem perdido sua segunda partida na competição, os mexicanos contaram com o grande destaque individual da partida. Com 24 pontos, o armador Romel Beck Castro foi o principal cestinha da noite, superando os 20 do colega de posição Carlos Delfino, da Argentina.
Apesar do empate em 23 a 23 no primeiro período, os sul-americanos conquistaram a frente no marcador antes do intervalo, graças à pontaria afiada de Paolo Quinteros. Autor de 14 pontos em 10 minutos, Quinteros ajudou a colocar sua equipe em vantagem de 51 a 41 ao final do segundo período.
Os sul-americanos ainda ampliaram para 83 a 59 no terceiro, antes de fecharem o jogo com 21 pontos na liderança. O resultado garantiu à invicta Argentina a primeira colocação do Grupo A do Pré-olímpico, com seis pontos em três rodadas. O México é quarto, com quatro pontos.
A vice-liderança da chave é dos porto-riquenhos, que foram derrotados pelo Uruguai por 82 a 79 também neste sábado. O grande astro da noite foi o uruguaio Esteban Batista, que deixou a quadra com um double-double de 34 pontos e 15 rebotes.
Com o resultado, a seleção cisplatina chegou aos cinco pontos em três jogos e foi à terceira colocação do grupo. Porto Rico também tem cinco pontos, mas em quatro jogos.
Encerrando a primeira fase, a Argentina volta à quadra neste domingo para enfrentar o Panamá, lanterna do Grupo A com quatro pontos em três jogos. Enquanto isso, o Uruguai mede forças com o México, que leva vantagem sobre os panamenhos nos critérios de desempate.
GAZETA PRESS