| 25/08/2007 18h53min
Com mais um passeio em quadra, a seleção dos Estados Unidos manteve sua invencibilidade e a liderança do grupo B no Torneio Pré-olímpico masculino das Américas de basquete. Na abertura da rodada deste sábado, em Las Vegas, o time da casa conquistou sua terceira vitória, batendo o Canadá por 113 a 63 (65 a 34 no primeiro tempo).
O equilíbrio no começo do jogo quase permitiu ao Canadá sonhar com um resultado menos elástico no marcador. No primeiro quarto, a equipe do técnico Leo Rautins ficou apenas 7 pontos atrás (28 a 21), mas a situação não demorou para modificar.
Mais uma vez, Carmelo Anthony desequilibrou para os Estados Unidos que deu início a sua disparada no marcador.
Chegando a 35 pontos de diferença no segundo quarto, os norte-americanos não deram qualquer chance de reação ao Canadá. Nem mesmo a presença de Samuel Dalembert, atleta da NBA, no grupo canadense dificultou a vida dos adversários.
Ao contrário das partidas anteriores, aliás, Dalembert teve uma participação frágil com apenas cinco pontos e dois rebotes no primeiro tempo. Olumuyiwa Famutimi comandava o ataque canadense, tentando diminuir o prejuízo, mas o esforço mostrou-se inútil.
No terceiro quarto, a distância no marcador subiu para 44 pontos, deixando claro como seria a conclusão do confronto. Com 25 pontos, Carmelo foi poupado no último período.
Mesmo assim, a situação continuou complicada para o Canadá, que chegou a estar 53 pontos atrás no placar. Novamente, os arremessos de longa distância fizeram o diferencial norte-americano.
Com 113 pontos no marcador, 45 deles vieram de cestas de três. Michael Redd (5 de 10) e Carmelo (3 de 4) foram os que mais exploraram o recurso. Com o ataque fluindo fácil, Jason Kidd voltou sua atenção para a defesa, sendo um dos principais reboteiros do grupo com 5 tentativas bem-sucedidas. O ala LeBron James foi que mais rebotes conquistou (8) e 10 pontos.
Redd terminou com 19 pontos, Kobe Bryant marcou 15 pontos e Amare Stoudemire, 12. Famutimi foi o cestinha canadense com 17 pontos.
Os Estados Unidos são os favotiros à conquista do título do torneio. Em seus três jogos até o momento, venceu todos com placar centenário.
Os dois finalistas do Pré-olímpico das Américas têm presença assegurada nos Jogos de Pequim-2008.
GAZETA PRESS