| 24/08/2007 09h42min
Embalada pela vitória sobre o Brasil na quinta-feira, a seleção russa feminina de vôlei chegou ao seu segundo triunfo consecutivo na fase final do Grand Prix. Nesta sexta, as atuais campeãs mundiais passaram pela Polônia com certa tranqüilidade graças aos 3 sets a 0 e pularam para a vice-liderança da tabela, atrás apenas da Holanda, que segue 100% de aproveitamento.
A partida durou 1h09min e grande parte da motivação da Rússia veio após uma vitória tranqüila na queda inicial. As polonesas até que tentaram reagir no decorrer do duelo, mas esbarrara na boa atuação da dupla Natalia Alimova e Ekaterina Gamova, principais responsáveis pelas parciais de 25/11, 25/22 e 26/24 que consolidaram o resultado.
Beneficiada pela derrota do Brasil para a Holanda, a Rússia deixou a penúltima colocação e assumiu a segunda, com cinco pontos. A Polônia, por sua vez, amargou sua terceira derrota consecutiva e se manteve na lanterna da fase decisiva, com apenas três.
Alimova foi a maior pontuadora da partida, deixando a quadra em Ningbo com 17 acertos (dez de ataque, quatro de bloqueio e três de saque). Gamova não ficou muito atrás e derrubou 16 bolas (sendo 12 ataques, dois bloqueios e dois aces). A principal atacante da partida, porém, foi a polonesa Katarzyna Skowronska-Dolata, cujos 13 tentos convertidos vieram do fundamento. Já Anna Podolec acertou dez cortadas e parou um ataque russo, totalizando 11 pontos.
Rússia e Polônia entram em quadra neste sábado para a quarta – e penúltima – rodada do torneio. As vice-líderes duelam com as anfitriãs chinesas, enquanto as lanternas terão pela frente a Holanda, primeira colocada e que ainda não conheceu derrotas na fase final.
GAZETA PRESS