| 22/08/2007 16h16min
Depois de perder a final da Copa América para o Brasil, a Argentina decidiu pela renovação de sua seleção. No entanto, o primeiro teste da nova formação do técnico Alfio Basile foi pouco animador, já que a equipe acabou derrotada pela Noruega por 2 a 1 nesta quarta-feira, na capital Oslo. O resultado do encontro, aliás, manteve o tabu norueguês de nunca ter perdido para os argentinos em partidas amistosas. Ao todo, com este jogo, a Noruega conseguiu um empate e duas vitórias, sendo a primeira delas em 1986, pelo placar simples de 1 a 0.
Já a segunda delas começou a ser construída logo aos 11 minutos de jogo. O volante Javier Mascherano, ex-Corinthians e atualmente no Liverpool, da Inglaterra, cometeu pênalti no defensor John Arne Riise, também do clube inglês. Na cobrança, o atacante John Carew se encarregou de abrir o placar.
A partir daí, a Noruega passou a dominar mais o meio-campo e limitou o poder ofensivo da Argentina. A situação, porém, ficou ainda pior no segundo tempo, quando aos 13 a seleção norueguesa cobrou uma falta na área e John Carew subiu mais alto para cabecear no canto do goleiro Oscar Ustari.
Ao contrário do que poderia se esperar, a Argentina começou uma reação. Porém, apenas aos 38 minutos é que o time de Alfio Basile conseguiu balançar as redes. O meio-campo Máxi Rodriguez recebeu sozinho na frente da área e chutou cruzado para diminuir o placar: 2 a 1.
O gol fez com que a Argentina passasse ao domínio do jogo, reação que foi comandada principalmente pelo atacante Lionel Messi. Contudo, a bola insistiu em não entrar, o que manteve o placar favorável à Noruega no sétimo jogo amistoso de Basile, quinto em 2007 e primeiro após a derrota na Copa América.
Agora, a Argentina segue sua preparação para o início das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. A estréia da equipe argentina será no dia 13 ou 14 de outubro, contra o Chile, atualmente dirigido por Marcelo Bielsa, ex-comandante da seleção argentina.
Já para a Noruega, o amistoso desta quarta-feira valeu como preparação para as partidas contra Moldávia e Grécia, pelas Eliminatórias da Euro-2008. Com 13 pontos ganhos em sete rodadas pelo Grupo C, o time do técnico Aage Hareide ocupa a quarta colocação – apenas dois de cada chave avançam no certame.
GAZETA PRESS