| 19/08/2007 12h26min
Principal surpresa da etapa classificatória do Grand Prix, a seleção polonesa feminina de vôlei confirmou presença na fase final da competição neste domingo após vencer mais uma em Osaka. As representantes do Leste Europeu, que já haviam derrotado Rússia e as anfitriãs japonesas na sexta-feira e no sábado, passaram desta vez pelo Cazaquistão, com uma vitória por 3 sets a 1.
Embora fossem surpreendidas na queda inicial, as polonesas sacramentaram o trunfo em 1h31min com as parciais de 25/27, 25/20, 25/23 e 25/15. Assim, a equipe encerrou sua participação na fase eliminatória com a quarta melhor campanha dentre as 12 seleções na disputa por cinco vagas disponíveis para o Grand Prix.
A maior pontuadora da partida foi a cazaque Natalya Rykova, responsável por 17 tentos de seu país. No entanto, a consistência das polonesas foi fundamental para o triunfo. Isso porque, além dos 16 pontos de Maria Liktoras, mais três jogadoras terminaram empatadas com 14 acertos cada: Dorota Swieniewicz, Anna Podolec e Eleonora Dziekiewicz.
Com seis vitórias, três derrotas e 15 pontos, a Polônia terminou à frente de equipes com mais tradição no vôlei feminino, como Cuba e Estados Unidos, e assegurou presença no Grand Prix. Já o Cazaquistão, que triunfo em apenas uma das nove partidas disputadas, terminou na décima colocação.
GAZETA PRESS