| 18/08/2007 19h02min
Depois de uma pausa forçada devido à falta de ventos, os barcos voltaram a velejar neste sábado na raia de Qingdao, na China, na disputa da regata Pré-Olímpica. O dia não foi bom para os brasileiros Robert Scheidt e Bruno Prada na classe Star, mas Ricardo Winicki (RS:X), Fernanda Oliveira e Isabel Swan (470) subiram na classificação de suas provas depois das regatas realizadas.
Atuais campeões mundiais da Star, Scheidt e Bimba não foram bem neste sábado e o barco verde e amarelo terminou apenas na 13ª colocação. O mau resultado fez com que os brasileiros perdessem a vice-liderança e caíssem para o sexto lugar da classificação, com 20 pontos perdidos. Os líderes são os suíços Fabio Marazzi e Xavier Rohart, que já venceram duas etapas e desperdiçaram apenas nove pontos no total.
– Não tivemos um bom dia e precisamos melhorar já nas próximas regatas. A meta agora é conseguir uma boa média para descartar esse 13º lugar ao fim da fase de classificação – disse Scheidt.
Quem também se deu mal foi Adriana Kostiw, na Laser Radial. Neste sábado ela terminou apenas na 25ª posição e, após quatro provas disputadas, caiu para o 22º posto da tabela, com 76 pontos perdidos. A líder é a neozelandesa Jo Aleh, campeã da regata, que somou apenas 14 pontos.
Já na classe Finn, João Signorini amargou a 19ª colocação na quarta regata e despencou para o 15º lugar depois de perder um total de 56 pontos. Na liderança aparece o britânico Bem Aisle, segundo neste sábado, e que teve apenas seis pontos deduzidos até então.
Na RS:X feminina, Patrícia Castro cruzou a linha de chegada na 20ª posição na quarta regata da modalidade e chegou a 73 tentos debitados. Agora, ela está na 19ª colocação geral, enquanto a britânica Sahw Briony lidera com apenas sete pontos perdidos.
No entanto, o sábado não foi apenas de lamentações para os velejadores brasileiros. Na classe Laser, Bruno Fontes ficou com o sexto posto da regata e assumiu o sétimo lugar geral, tendo desperdiçado apenas 40 tentos. O líder é o britânico Paul Goodison, que apesar da 10ª posição neste sábado, teve apenas 18 pontos descontados.
Também na sexta posição da regata ficou Bimba, na RS:X masculino. Agora com 41 pontos subtraídos, ele assumiu a nona colocação geral da modalidade, enquanto o chinês Yuan Zhou lidera com nove perdidos. Na 49er, André Fonseca e Rodrigo terminaram em quarto lugar na prova e subiu para o décimo lugar, com 41 pontos.
As representantes femininas do 470 também conseguiram um bom resultado depois de terminar no terceiro lugar da regata. Agora com 66 pontos perdidos, elas subiram para o 11º lugar da classificação, enquanto as japonesas Ai Kondo e Naoko Kamata perderam apenas 18 e seguem na ponta.
– A expectativa é de repetir os bons resultados. É difícil dizer alguma coisa neste sentido, pois as condições estão complicadas para todo mundo. Os erros podem acontecer, o que provoca mudanças na classificação – disse Isabel, que preferiu não fazer previsões de resultados.
GAZETA PRESS