| 07/08/2007 20h43min
O ministro do Esporte, Orlando Silva, participou nesta terça-feira do lançamento oficial da terceira edição dos Jogos Parapan-americanos Rio 2007. O evento é marcado pelo ineditismo, já que será realizado na mesma cidade e na seqüência dos Jogos Pan-americanos entre os dias 12 e 19 de agosto.
Participaram ainda do encontro o diretor executivo do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC), Xavier González; o presidente do Comitê Paraolímpico das Américas (APC), Andrew Parsons; o presidente do CO-RIO, Carlos Arthur Nuzman, entre outras autoridades.
O ministro do Esporte, Orlando Silva, destacou a expectativa em torno da performance dos atletas brasileiros na competição, que pode alavancar a candidatura do país a sediar as Olimpíadas de 2016.
– O exemplo dos atletas servirá de motivação para que mais pessoas com deficiência desenvolvam atividades esportivas. Será um evento maravilhoso, que vai motivar e emocionar o país. Além disso, os Jogos Parapan-americanos reforçarão a candidatura do Rio de Janeiro a sede dos Jogos Olímpicos de 2016 – registrou o ministro.
Os Jogos Parapan-americanos Rio 2007 vão reunir aproximadamente 1.300 atletas de 25 países e é classificatório para os Jogos Paraolímpicos de Pequim, no ano que vem.