| 07/08/2007 15h56min
Dupla estreante na temporada 2007 do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, Thiago/Ricardo garantiu, nesta terça-feira, o direito de representar o Brasil no qualifying da etapa Open da Noruega, a 13ª do calendário. Com duas vitórias no primeiro dia de jogos em Kristiansand, sobre Alison/Bernardo e Bruno/Benjamin, a dupla superou o country-cota e lutará, nesta quarta, por uma das oito vagas restantes na fase principal contra equipes de outros países.
Franco e Pedro Cunha, dupla que estaria garantida na fase principal da competição, acabou desistindo da disputa, passando sua vaga para Pedro Solberg/Harley, time mais bem ranqueado entre os que estavam inscritos na etapa classificatória. Com isso, a disputa no country-cota se limitou a três times: Bruno/Benjamin, Alison/Bernardo e Thiago/Ricardo.
O primeiro duelo do dia foi entre Alison/Bernardo e Thiago/Ricardo. Melhor para a segunda equipe, que precisou de 1h01min para derrotar os rivais por 2 sets a 1, parciais de 12/21, 21/19 e 15/11. Com a vitória, o time se credenciou para a disputa da vaga no qualifying, realizada em confronto direto com Bruno/Benjamin. Apesar de estreantes, Thiago e Ricardo não se intimidaram e bateram a dupla adversária por 2 sets a 0, parciais de 21/17 e 24/22, em 49 minutos.
– É uma sensação muito boa. Foi a primeira vez que disputamos o Circuito Mundial nesta temporada e já conseguimos chegar ao qualifying. Foram dois jogos duros, mas conseguimos ter um bom desempenho em ambos. Ainda enfrentamos mais um problema, pois o Ricardo chegou nesta madrugada do Brasil. Não podemos deixar o ritmo cair, pois amanhã teremos jogos muito difíceis – comentou Thiago.
Esta será a primeira participação dos atletas, juntos, em um qualifying de Circuito Mundial. Antes, eles haviam jogado apenas uma vez: em 2006, em Vitória, quando não passaram do country-cota. Nesta temporada, o carioca Thiago participou de três etapas do Circuito Mundial ao lado de Rodrigo - Itália, Croácia e Portugal -, sem superar o country-cota em nenhuma delas. Já o paraense Ricardo disputou os contry-cotas do Rio de Janeiro, em 2004, e de Salvador, no ano seguinte, sem chegar ao qualifying. Na primeira oportunidade, seu parceiro era Fabiano, e, no ano seguinte ele formou dupla com Maciel.