| 01/08/2007 14h29min
O atacante Dodô voltará a ser julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta quinta, em sessão prevista para se iniciar às 14h. O recurso impetrado pelo Botafogo foi aceito pelo Tribunal e agora fica a expectativa pelo futuro do artilheiro, suspenso por 120 dias em decisão da Comissão Disciplinar deste mesmo STJD no último dia 24 de julho.
O atleta foi punido por doping, uma vez que o exame realizado por ele após a goleada de 4 a 0 sobre o Vasco, no dia 14 de junho, pelo Campeonato Brasileiro, acusou a presença de femproporex, substância proibida pela Comissão Nacional de Controle de Doping da CBF.
– Nos casos como esse caberia apenas uma advertência ao atleta, que não sabia o que estava ingerindo e por isso não pode ser considerado culpado pelo que aconteceu. Estou confiante que o bom senso vai prevalecer no julgamento desta quinta-feira – disse Carlos Portinho, advogado contratado por Dodô para acompanhar o caso.
O Botafogo também está muito confiante na absolvição do atleta. Se isso acontecer ele poderia até mesmo ser escalado na partida de domingo, contra o Paraná Clube, em Curitiba.
– Não tenho dúvidas de que o STJD vai ter uma outra decisão nesta quinta-feira, pois não se pode punir um inocente. O Dodô não sabia o que ele estava tomando. O clima no Botafogo é de total confiança para esse novo julgamento – afirmou o vice-presidente de futebol do Botafogo, Carlos Augusto Montenegro.
Na sessão desta quinta-feira, que terá como relator Alexandre Quadros, decidirão o futuro de Dodô nove auditores, quatro a mais do que no primeiro julgamento, quando Dodô foi suspenso por unanimidade – 5 a 0. Devido a repercussão da decisão do Tribunal e de uma nova preparação da defesa a expectativa é que nesta quinta a decisão seja mais apertada, independentemente da decisão final.
Se for confirmada a punição de 120 dias a Dodô o próximo passo do departamento jurídico do Botafogo será a tentativa de reduzir em 50% a pena do artilheiro, que teria que se comprometer a prestar serviços sociais. Essa tentativa seria analisada pelo presidente do STJD, Rubens Approbato Machado, que deverá se posicionar a favor, pois nunca na história do Tribunal esse tipo de pedido foi negado.
Ainda nos bastidores, Carlos Augusto Montenegro reagiu com indignação a declaração dada pelo presidente do Vasco, Eurico Miranda, que falou que o Cruzmaltino tentará no STJD fazer o Botafogo perder os pontos do clássico por causa do doping de Dodô. Dificilmente o Vasco terá sucesso, pois teria que ficar provado a intenção do Alvinegro carioca de dopar o atleta.
– O Eurico Miranda é muito guloso e por isso tem uma barriga daquele tamanho. É impressionante como ainda existem pessoas no Rio de Janeiro dispostas a ajudar o futebol paulista – disse Montenegro.
GAZETA PRESS