| 20/07/2007 11h01min
Os atletas de Santa Catarina ainda estão na briga por medalhas nos XV Jogos Pan-americanos, no Rio de Janeiro. Nesta sexta-feira, a natação conta com Eduardo Deboni. O gaúcho que treina em Florianópolis, vai competir na seleção brasileira na final do revezamento 4x100m livre. As provas começam às 10h.
Neste horário têm início também as preliminares de Esgrima. De Blumenau, o catarinense Fernando Fischer Braga Van Linschoten, de 22 anos, compete na categoria Espada por equipes.
Também na sexta, a seleção brasileira masculina de hóquei na grama tenta a primeira vitória no Pan do Rio 2007. Seis catarinenses estão no jogo contra Cuba pela última rodada do grupo A da fase de classificação. De Florianópolis, competem Afonso Francisco Motta, de 18 anos, Daniel Alves, o Kaká, de 23 anos, Luciano Caminha Junior, de 19 anos e Thiago Zenari dos Santos, de 26 anos. Da cidade de Mafra compete o atleta Daniel Tatara, de 23 anos. O município de Palmitos é representado pelo atleta Willian Alba, de 19 anos.
Para as 15h está previsto o jogo de futebol feminino entre Brasil e Canadá pela 5ª rodada - Grupo ª A seleção brasileira conta na ala-esquerda com a catarinense Andréia dos Santos, a Maycon, de 30 anos, natural de Lages.
Às 16h a seleção masculina de handebol, que terminou a primeira fase como líder do grupo B, enfrentará o Uruguai pelas semifinais no Complexo Esportivo Riocentro. O Brasil, campeão no Pan de Santo Domingo, em 2003, luta pelo bicampeonato. A seleção conta com dois catarinenses: Jaqson Luiz Kojoroski, de 28 anos, natural de Descanso, e Jardel Pizzinatto, de 29 anos, de Chapecó.
No sábado, a seleção brasileira feminina de handebol vai brigar pelo ouro contra as cubanas. A final está prevista para começar às 10h30min. O Brasil conta com a goleira catarinense Chana Francilela Masson, de 28 anos, natural de Capinzal. Ela foi eleita pela IHF (Federação Internacional de Handebol) a sexta melhor jogadora do mundo. Também estão no time as catarinenses de Blumenau Eduarda Amorim, de 18 anos, e Fabiana Kuestner, de 26 anos.
Às 15h, a seleção masculina de futebol joga contra o Equador pela 3ª rodada do Grupo A. O Brasil conta com um catarinense de São José, Rafael Forster, de 17 anos.
No domingo, dia 22, começam as provas de atletismo. Santa Catarina conta com seis representantes. No lançamento de martelo competem Josiane Soares, de 31 anos, de Blumenau, e Marcos dos Santos, de 34 anos, de Chapecó. Na maratona está a experiente Márcia Narloch, de 38 anos, catarinense de Joinville. No salto em altura, compete Mônica Araújo Freitas, de 23 anos, de Chapecó. Os 20 quilômetros de marcha contam com Jose Alessandro Bernardo Bagio, de 27 anos, de Orleans, e a atleta federada Tania Regina Spindler, de 30 anos.
Na segunda-feira, dia 23, o Brasil pega a Guatemala às 10h15m na primeira rodada do Grupo A do futsal. A seleção brasileira conta com um catarinense e mais quatro atletas que jogam no Estado. Jefferson Rodrigues de Brito, o Ciço, de 26 anos, é natural de Florianópolis. Os federados são Alessandro Rosa Vieira, o Falcão, de 30 anos, João Batista do Nascimento Carvalho, o Valdin, de 28 anos, Rogério Santana Alves, de 33 anos, e Tiago de Melo Marinho, de 26 anos.
Na quinta-feira, dia 26, começam as provas de ginástica rítmica. Santa Catarina tem uma representante na seleção brasileira. Luiza Matsuo, de 18 anos, é natural de Florianópolis.
No dia 27 de julho, próxima sexta-feira, a partir das 10h, começam as disputas de caratê na categoria até 60 quilos. Santa Catarina conta com Dafine Figueiredo, de 25 anos, natural de Florianópolis, e com o atleta federado Douglas Santos, de 21 anos.