| 16/07/2007 08h46min
A mais catarinense das equipes brasileiras nestes Jogos Pan-americanos estreou com um resultado histórico: o time de hóquei sobre grama, com seis atletas nascidas em Santa Catarina, foi goleado pela Argentina por 21 a 0. A goleada, no entanto, não tirou o ânimo das catarinenses.
– Faltou um pouco de entrosamento na parte ofensiva. Mas para nós já é uma vitória chegarmos até aqui – disse a atacante Djeniffer Dombrowicz, que nasceu em Guaramirim, no Norte do Estado, e estuda em Florianópolis.
As catarinenses já sabiam que a partida seria dura. A Argentina ganhou as últimas cinco edições dos Jogos Pan-americanos, foi medalha de prata nas olimpíadas de Sydney e é a atual campeã do mundo. Para completar, tem a melhor jogadora do mundo na modalidade - Luciana Aymar, conhecida como a "Maradona do Hóquei".
Luciana Aymar, 29 anos, não é apenas mais um rostinho bonito no hóquei sobre grama. Por três anos seguidos foi eleita a melhor jogadora do mundo da modalidade. Até as atletas brasileiras não escondiam a emoção de terem atuado contra ela.
– Quando entramos em campo eu fiquei ao lado dela. Foi emocionante – admitiu Mariana Bonifacino.
A goleira Lisandra Oliveira, de Florianópolis, sofreu 21 gols, mas foi um dos destaques da partida, ganhando elogios da estrela argentina.
– Quem bom que ela reconheceu o meu trabalho. Fico feliz com isto –comentou.
A partida foi disputada no Complexo de Hóquei Sobre Grama João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, no subúrbio de Deodoro, na zona Oeste do Rio, sob um calor de mais de 30 graus.
As catarinenses do hóquei sobre grama estão no Rio há mais de um mês e ainda vão jogar com o Chile e o Uruguai. A esperança é vencer o Uruguai para poder ficar entre as seis melhores da competição (são oito equipes em duas chaves) e ganhar vaga no torneio pré-olímpico da modalidade.