| 13/07/2007 22h27min
A ginástica artística brasileira tem sua primeira chance de medalha nos Jogos Pan-americanos do Rio neste sábado, a partir das 10h, na Arena Multiuso, com o torneio por equipe masculino. Vice-campeões na edição passada, eles tentam melhorar o desempenho.
As meninas da ginástica estréiam apenas a partir das 19h, mas sem definir medalhas. As provas são classificatórias para as finais dos dias seguintes e a grande expectativa está na apresentação de Daiane dos Santos. Durante vários dias, sua participação no torneio ficou ameaçada. Com uma torção no tornozelo direito, ela só foi confirmada no grupo na quarta-feira.
Na quinta, Daiane compareceu ao ensaio de pódio e chegou a preocupar ao ficar sentada com gelo no outro pé após sua apresentação. Pouco depois, porém, ela afastou qualquer apreensão dizendo que tudo não passou de precaução por causa do piso duro.
Apesar das boas notícias, a ginasta não participa mesmo de todas as provas previstas. Confirmada no solo e no salto, Daiane está fora das paralelas assimétricas.
Principal estrela do grupo, ela terá a chance de melhorar o bronze por equipe de Santo Domingo ao lado de Daniele Hypólito, Laís Souza e Jade Barbosa, Ana Cláudia Silva e Khiuani Dias. Mas o controle de expectativas é palavra de ordem na equipe, que não conta com Laís em sua melhor fase.
Um problema físico no início do ano fez a ginasta diminuir a intensidade de seus treinamentos, o que ainda afeta suas apresentações, como admite a própria comissão técnica. Já Daniele terá a oportunidade de conquistar a sexta medalha de sua carreira na competição.
A ginasta paulista foi duas vezes medalhista de bronze por equipe (Winnipeg-99 e Santo Domingo-2003) e voltou de Santo Domingo com duas pratas (trave e paralelas) e um bronze no individual geral.
No masculino, Mosiah Rodrigues e Diego Hypólito comandam o grupo em transição. Integrantes da equipe na República Dominicana, Victor Rosa e Danilo Nogueira repetem a experiência, mas agora Victor tem mais responsabilidade.
Este ano, foi prata no solo em etapa da Copa do Mundo. As novidades na formação são Adan Santos e Luiz Augusto dos Anjos.
GAZETA PRESS