| 07/07/2007 18h35min
O Avaí esteve por duas vezes à frente do placar no confronto com o Fortaleza, mas terminou o jogo deste sábado, dia 7, no empate emocionante por 3 a 3 com o tricolor dentro do Castelão, no Ceará. Com o resultado, a equipe catarinense permanece na zona de rebaixamento da Série B do Brasileiro.
O Leão da Ilha figura na 17ª posição, com 11 pontos. Já o Fortaleza, que havia amargado quatro derrotas nas últimas rodadas, segue fora da zona da degola, na 13ª colocação, com 13 pontos.
Na próxima rodada, o Avaí volta a atuar fora de casa e terá mais uma chance de terminar o jejum de mais de um ano sem vitórias longe da torcida pelo Nacional. Na terça-feira, o time azurra joga contra o Gama, no estádio Mané Garrinha, no Distrito Federal. No mesmo dia, o tricolor cearense recebe o mineiro Ipatinga.
Tarde de muitos gols
As duas equipes ainda estavam se organizando em campo quando o Avaí conseguiu abrir o marcador. Róbson percebeu o goleiro Getúlio Vargas adiantado, arriscou o chute e acertou o ângulo esquerdo, marcando um belo gol.
Depois disso e ao longo de todo o primeiro tempo o que se viu foi um Avaí recuado, procurando segurar o resultado, diante de um Fortaleza que atacava sem nenhuma organização. Diante da falta de criatividade, o torcedor cearense passou a vaiar o time durante boa parte do tempo.
A única chance real do tricolor para chegar ao empate aconteceu aos 22 minutos, quando Rinaldo recebeu lançamento na área e chutou para boa defesa do goleiro Thiago.
Cinco gols na etapa final
O Fortaleza voltou para o segundo tempo com uma postura bem mais ofensiva e conseguiu a igualdade logo aos três minutos. Igor cruzou da direita e Rinaldo cabeceou sem chances para o goleiro Thiago. O Avaí sentiu o golpe e levou a virada dois minutos depois. Rodrigo Broa lançou Rinaldo, que deslocou o goleiro Thiago para fazer 2 a 1. O artilheiro cearense se lesionou no lance após o choque e foi substituído por Adriano Chuva.
Quando todos esperavam que o Fortaleza assumisse o controle das ações, o Avaí deu o troco em dose dupla. Aos 13 minutos, Preto saiu jogando errado, Élton Calé roubou a bola e cruzou para Didi escorar para o fundo da rede. Didi, que esteve em grande tarde, marcou mais um logo em seguida. Aos 19, recebeu lançamento num contra-ataque, se livrou da zaga e chutou forte para fazer 3 a 2.
A partir daí o Avaí começou a segurar o empate de forma heróica, pois jogava praticamente com dois homens a menos. Isso porque Edílson foi expulso aos 37 minutos e, antes disso, aos 30, Didi se lesionou e permaneceu em campo apenas para fazer figuração – o técnico Alfredo Sampaio já havia realizado as três alterações. Porém, a maior força ofensiva e a pressão do Fortaleza deram origem ao gol de empate aos 40 minutos. Igor cobrou escanteio e, de cabeça, César fez 3 a 3, definindo placar da partida.
COM INFORMAÇÕES DA GAZETA PRESS