| 07/07/2007 18h09min
A Portuguesa chegou à sua quinta partida consecutiva sem derrota na Série B. Jogando em um Arruda castigado pela chuva, a equipe tomou um gol no fim e empatou com o Santa Cruz por 2 a 2 e chegou aos 14 pontos na tabela de classificação.
Agora, o time paulista chegou assumiu a oitava colocação da competição. Este é o segundo empate no campeonato da Lusa, que vinha se aproximando do G-4. Já a equipe pernambucana ficou com 12 pontos, na 15ª posição.
A partida, apesar do gramado encharcado, começou quente e o primeiro gol não demorou a aparecer. Logo aos oito minutos, Marcelo Ramos foi empurrado dentro da área por Bruno. Na cobrança do pênalti, o atacante bateu no canto esquerdo de Tiago e inaugurou o placar para os anfitriões.
Os visitantes quase empataram aos 12 minutos, quando Wilton Goiano cobrou uma falta com força e quase enganou Gottardi, que espalmou para o meio da área. Bruno tentou um chute no rebote, mas pegou mal na bola e a mandou por cima do gol. Cinco minutos depois, Rogério recebeu na direita e soltou a bomba, obrigando o goleiro do Santa a fazer boa defesa.
A partir daí, os donos da casa começaram a utilizar o contra-ataque como principal arma e, aos 22 minutos, quase ampliaram o marcador. Marcelo Ramos avançou pela direita e cruzou para a área, achando Marquinhos sozinho. No entanto, o meia cabeceou em cima de Tiago, desperdiçando boa chance.
Aos 33 minutos, a Lusa teve boa oportunidade em um cruzamento na área. Bruno recebeu com liberdade, mas acabou cabeceando por cima. Só que quatro minutos depois não teve jeito. Em outra bola alçada da esquerda, Marco Aurélio se esticou e, dentro da pequena área, estufou a rede adversária. O juiz chegou a anular o lance, mas conversou com o bandeirinha e mudou de idéia, apontando para o centro do gramado.
Com o gol sofrido, o time pernambucano tentou uma pressão nos últimos minutos, mas Piauí cobrou uma falta da entrada da área para fora, desperdiçando a última chance do primeiro tempo.
Na etapa final, a equipe mandante começou mais agressiva e, aos oito minutos, quase voltou a ficar na frente do placar. Em um escanteio, Tiago afastou mal de soco e a bola ficou na área. Alan tentou o chute, mas acabou mandando por cima do gol. A resposta veio no minuto seguinte, quando Rogério avançou sozinho em direção a Gottardi. No momento em que se preparava para finalizar, Piauí chegou de carrinho, conseguindo travar seu oponente já dentro da área.
O Santa Cruz voltou a ameaçar aos 11 minutos, em mais um escanteio. Marquinhos dividiu com Tiago e Marco Antônio tentou finalizar na sobra. No entanto, Marcos Paulo chegou bem no lance a afastou o perigo.
Quando era pressionada, a Portuguesa conseguiu virar o marcador. Wilton Goiano invadiu a área e foi derrubado por Piauí aos 15 minutos. Depois das reclamações do time da casa, o goleiro Tiago foi para a cobrança e deixou sua marca com direito a uma paradinha. Em busca da igualdade, os anfitriões foram para cima. Aos 25 minutos, Piauí arriscou de longe em uma cobrança de falta, mas Tiago caiu bem no canto e fez uma defesa segura.
Cinco minutos depois, Nildo recebeu na área, limpou um marcador e chutou com força. No meio do gol, o goleiro da Lusa conseguiu espalmar para longe, evitando o empate. Mais ofensivos, os donos da casa tiveram outra oportunidade aos 43 minutos, mas Marcelo Ramos cabeceou por cima do gol. Já nos acréscimos, Miro Bahia dominou na área, fez final na zaga e chutou na saída do goleiro para empatar o confronto.
GAZETA PRESS