| 07/07/2007 15h55min
O Oratório do Atleta, centro ecumênico da Vila Pan-americana, foi inaugurado neste sábado com um culto realizado por representantes de diversas religiões. O centro funcionará de 8 a 29 de julho e de 7 a 19 de agosto na Zona Residencial para atender aos atletas e residentes da Vila que participarão dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-americanos, no Rio. A inauguração foi marcada pela alegria dos representantes das religiões.
– Estou altamente emocionado – afirmou o Rabino Jorge Janiuk, da Congregação Judaica Brasileira, que em seguida entoou um salmo.
– É a primeira vez que o espiritismo está tendo a oportunidade de participar de um centro ecumênico em Jogos – declarou Palmiro Costa, Diretor de Ações Estratégicas do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro.
O Pastor Vander Gomes, da Primeira Igreja Batista da Barra da Tijuca, elogiou a integração entre as religiões.
– A liberdade humana tem de ser respeitada. Faz parte do espírito olímpico – afirmou.
O Padre Bruno Lins, Vigário da Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Realengo, não tem idéia de quantos fiéis receberá por dia, mas destaca “que o importante é os atletas saberem que estamos aqui esperando por eles”.
Representantes de cinco religiões estarão presentes no Oratório do Atleta: catolicismo, espiritismo, islamismo, judaísmo e protestantismo. Há uma tabela de horários para cada religião.
O centro é composto de um salão de reuniões, uma sala de aconselhamento, uma copa e a sala da administração. Com 48 lugares, o salão de reuniões é decorado com uma mesa, um púlpito e equipado com sistema de som. No fundo, está o logo dos Jogos em azul e branco. Os representantes das religiões podem ornamentar o salão da forma que quiserem durante seus cultos.
GAZETA PRESS