| 13/11/2002 20h56min
Abrir fase contra o Santa Cruz não é novidade para o Avaí na Série B do Campeonato Brasileiro deste ano. Foi assim na fase de classificação, quando o Leão da Ilha estreou com vitória de 2 a 1 sobre o time de Recife, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis.
Era a primeira partida oficial sob o comando do técnico Adilson Batista. Pelo menos outros quatro jogadores foram apresentados ao torcedor azurra naquele domingo, 11 de agosto. Agora, por coincidência ou capricho do destino, o mata-mata começa com novo confronto entre as duas equipes.
Daqueles quatro novatos azurras, pelo menos um ficou marcado na memória do torcedor: Calmon. O atacante mostrou o oportunismo dos artilheiros ao marcar os dois gols da vitória avaiana. Gols que só saíram no segundo tempo, quando o Avaí tinha um homem a mais em campo e enfrentava um adversário qualificado.
Claro que as duas equipes estavam em início de temporada, com pouco entrosamento e muita dificuldade em articular algum lance ofensivo. Prevaleceu o talento individual, como nas arrancadas e dribles do meia Michel.
Mesmo assim, é possível traçar um paralelo e vislumbrar uma partida difícil na sexta, dia 15. O Santa Cruz mostrou na Ressacada que tem bom poder de marcação e muita velocidade do meio para a frente, principalmente com a dupla Jailson (para alívio da zaga azurra, o jogador será poupado) e Otacílio.
Menos mal que o goleiro Flávio, sempre seguro, garantiu a vitória com duas defesas importantíssimas no segundo tempo. Só não conseguiu pegar o chute de Jaílson, autor do gol pernambucano. Se as qualidades do goleiro avaiano já eram enaltecidas naquele início de competição, o ataque avaiano passava por uma fase de incerteza.
Tudo pelo péssimo primeiro semestre. O único remanescente daquele ataque inoperante que, ficou sete jogos sem marcar gol, era Milton. O jejum foi quebrado com a estréia promissora de Calmon.
Assim como no jogo contra o Mogi Mirim, nessa terça, em que o atacante desencantou depois de sete jogos sem balançar as redes. Mais uma coincidência que traz boas vibrações para a estréia do Leão no mata-mata.
As informações são do Diário Catarinense.