| 06/07/2007 21h36min
Repetindo os dois últimos anos, o brasileiro Hélio Castro Neves mais uma vez foi o mais rápido nos treinos livres da etapa de Watkins Glen, a décima da IRL. Helinho deixou o neozelandês Scott Dixon em segundo e Buddy Rice em terceiro.
Com o resultado, o piloto da Penske poderá escolher se será o primeiro ou o último a entrar na pista para tentar a primeira posição no treino oficial. Castro Neves foi o pole position nos dois últimos anos no circuito, mas não venceu as provas, que terminaram com Scott Dixon cruzando a linha de chegada em primeiro.
O brasileiro comentou as mudanças no circuito, principalmente nas curvas um, cinco e seis, onde o concreto foi substituído por asfalto. 'Há muito mais aderência nessas curvas e é por isso que as velocidades aumentaram do ano passado para este. Agora, está ficando uma coisa muito mais física comparando com o que era. Neste momento estamos empolgados com as velocidades da tarde, mas amanhã (sábado) será outro importante dia', disse.
Para Scott Dixon, o segundo, melhorar de posição em relação aos últimos anos (ele saiu em quarto em 2005 e 2006) pode tornar seu caminho ainda mais fácil para alcançar o líder do campeonato, Dario Franchitti. 'Fizemos algumas mudanças e isso parece ter melhorado o carro. Tive alguns problemas no fim, meu combustível estava acabando e eu precisava voltar aos boxes. Aí só tive tempo de dar uma volta no fim, e até que ela foi decente', afirmou.
O líder Dario Franchitti foi o quarto colocado, seguido por Sam Hornish Jr., companheiro de Castro Neves na Penske. Os brasileiros Tony Kanaan (Andretti Green) e Vítor Meira (Panther) ficaram em sexto e nono, respectivamente.
Na tarde deste sábado acontece o treino que define o grid de largada para o GP de Watkins Glen. O melhor brasileiro na classificação é Tony Kanaan, com 278 pontos, em terceiro lugar. Franchitti tem 359, 65 a mais que Scott Dixon, segundo colocado.
GAZETA PRESS